Olhares sobre Angola / Cinemateca Portuguesa

Um dos espaços mais nobres de exibição cinematográfica lisboeta recebe, uma vez mais, a mostra de cinema angolano dedicada, este ano, aos novos autores do universo da sétima arte em Angola.

A 3.ª edição de Olhares sobre Angola acontece entre 2 e 3 de julho, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde exibe documentários, curtas e longas metragens, e vídeos experimentais. De acordo com o alinhamento do programa, o primeiro dia da mostra começa às 19 horas, na sala Luís de Pina, “Angola, ano zero”, do jovem cubano Ever Miranda Palacio, um documentário que convida a entrar na nova realidade angolana através de um diálogo entre emigrantes, 30 anos após a guerra civil. Às 20 horas, a esplanada da Cinemateca Portuguesa acolhe a apresentação do DVD “Mariano Bartolomeu – Curtas-Metragens 1989 – 2008”, com a presença do realizador, um dos pioneiros do cinema angolano, seguido da sessão de abertura de Olhares sobre Angola, às 21.30 horas, na sala Dr. Félix Ribeiro, com a projeção de “Hereros Angola”, de Sérgio Guerra, um documentário sobre o grupo étnico com o mesmo nome.

A 3 de julho o dia da mostra de cinema angolano começa às 15 horas, na sala Luís de Pina, com a exibição de “Aprender a ler para ensinar meus camaradas”, de João Marques Guerra, um documentário musical que retrata a herança angolana fora do país e reencontrada através da música. O mesmo espaço abre, de novo, as portas às 19 horas, desta vez para a sessão de uma seleção de videoclips e vídeos experimentais realizados na última temporada em Angola e, meia hora mais tarde, é inaugurada a secção “Olhares sobre…”, que leva à sala Dr. Félix Ribeiro uma seleção das curtas de Mariano Bartolomeu.

Por sua vez, a projeção do filme “Death metal Angola”, de Jeremy Xido, marcada para as 22 horas, na sala Luís de Pina, fecha a 3.ª edição de Olhares sobre Angola.

Aos interessados, informamos que o valor dos bilhetes é de 3,20 euros, 2,15 euros (estudantes e portadores do Cartão Jovem, maiores de 65 anos e reformados) e 1,35 euros (amigos da Cinemateca, estudantes de cinema e desempregados).

A ir. •

+ Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema