Integrada na programação da Trienal no Alentejo (TnA) 2014 é apresentada a exposição “Espaço de Pensamentos”, obra escultórica de Ricardo Calero, a inaugurar dia 11 de Julho na Praça do Sertório, em Évora, pelas 22 horas.
“Espaço de Pensamentos” é uma instalação transumante inspirada nas chaminés alentejanas e resulta de uma residência realizada na Primavera de 2013, por este artista espanhol radicado em Saragoça, com passagens por Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Nisa e Beja. Ricardo Calero quis criar um espaço que servi-se, igualmente, para a reflexão, o debate e o diálogo, permitindo encontros cara-a-cara do público com historiadores, artistas, críticos e habitantes do lugar. As obras de Calero remetem, habitualmente, para uma relação entre natureza interior e exterior. Com este projeto para a TnA, o artista pretendeu homenagear a arquitetura popular e as suas realizações em termos de integração paisagística e, na tradição vitruviana (Vitruvio, arquiteto romano) , o recurso aos materiais do próprio território para a edificação, tipificando o que é preconizado hoje em termos da busca pela sustentabilidade. A instalação “Espaço de Pensamentos” estará patente até ao início de outubro, numa das praças eborenses mais emblemáticas e de maior carga simbólica no centro da cidade de Évora.
Ricardo Calero estudou na Faculdade de Belas Artes em Saragoça e em 1976 começou a expor os seus trabalhos, vindo a tornar-se um artista bem ativo na cultura de Saragoça, onde fundou e dirigiu a Galeria Caligrama (1982). Ao longo da sua carreira, teve em exposições, instalações e intervenções em museus, galerias e espaços públicos em algumas das principais cidades da Europa, América do Norte e Canadá, consolidando o seu valor na arte contemporânea. Nos últimos 10 anos esteve presente em: Bad Homburg, Alemanha, com “Kleinen Format”, Galería Scheffel (2012 e 2010); Montreal, Canadá, com Ricardo Calero. “Disparates”, Université de Montreal (2009); Washington DC, Estados Unidos, com “Continuity of an unfinished Project”, Museum Katzen A. U. (2008); Veneza, Itália, com “Disparates, continuidad de un proyecto inacabado”, Museo Nacional Villa Pisani (2007); Roma, Itália, com “Disparates, Goya – Calero”, Academia de España (2007); Bad Homburg, Alemanha, com “Grabar el sentir”, Galería Scheffel (2007); Genebra, Suiça, com “Soif de Lumière”, Galería Calart (2002), entre outros.
Dentro da filosofia da TnA, que visa o estabelecimento de parcerias com entidades locais e a articulação programática com agentes e equipamentos culturais da região, “Espaço de Pensamentos” promoverá um conjunto de encontros à volta de arte contemporânea, cultura, paisagem e Alentejo, onde serão convidados arquitetos, historiadores, sociólogos, designers e críticos, mas também agricultores, viticultores e chefs, numa iniciativa conjunta com a Câmara Municipal e a Universidade de Évora. O evento inaugural, no dia 11 de Julho, incluirá uma mesa-redonda, subordinada ao tema “Arte no Espaço Público”, com a participação do artista Ricardo Calero, do compositor Amílcar Vasques Dias, da atriz Rosário Gonzaga e do Vereador da Cultura de Évora, Eduardo Luciano, que abrirá a temporada de animação de verão de “Évora Imaterial – território de encontros”, promovida pela autarquia. Para além das sessões de debate, “Espaço de Pensamentos” prolonga-se para além da estação estival com a itinerância desta instalação pelo território alentejano (locais a definir) e de uma exposição, de fotografia e esboços do artista, prevista para Évora até final do ano.
A Trienal no Alentejo é organizada e promovida pela Aspas e Parênteses – Associação, em conjunto com diferentes entidades regionais, nacionais e internacionais. Esta iniciativa tem por objetivo dotar o Alentejo de um evento de projeção global através da produção e instalação de trabalhos de artistas contemporâneos de renome internacional, promovendo os fatores únicos da região. Com um conceito pioneiro ao articular arte e gastronomia, realçando a dimensão autoral dos dois universos, visa impulsionar a região enquanto destino turístico e solar de produtos de qualidade, mas igualmente todos os demais aspetos culturais ligados ao património e imaginário alentejano. Um evento que aguarda pela sua visita, este verão! •
+ Trienal no Alentejo
© Imagem: Pormenor do cartaz de divulgação.