Lisboa está na rua!

Jardins e praças da cidade das sete colinas são, durante um mês, palco das artes, que convidam lisboetas, viajantes e passantes a desfrutar de sonoridade com diferentes ritmos e da sétima arte, de mostras de fotografia e de instalações, e videoarte. Ao ar livre e com entrada gratuita.

Orquestra de Jazz de Leiria

A noite de hoje marca o início de mais uma edição, a 6.ª, de Lisboa na Rua, com as sonoridades do jazz no concerto da Orquestra de Jazz de Leiria, agendado para as 19 horas, no Parque das Conchas, na capital do país. Assim, todas as quintas-feiras, Lisboa recebe, à mesma hora, uma orquestra de jazz nacional – com exceção do dia 11 de setembro, em que irá atuar a Brussels Jazz Orchestra, distinguida com um óscar pela prestação na banda sonora do filme “The artist” – num espaço ao ar livre, no âmbito de “A arte da big band”.

As já badaladas “Noites de verão” regressam com um ciclo de concertos que, às sextas feiras, pelas 19.30 horas, ocupam o Jardim das Esculturas do Museu do Chiado. Por aqui, a programação e a produção estão nas mãos da Filho Único. Aos sábados, as músicas urbanas começam a ecoar às 19, em vários locais lisboetas, onde cinco concertos demarcados por repertórios clássicos e contemporâneos, integram também o jazz, o blues, o samba e o tango. No mesmo dia, e ao domingo, as sessões do “Fitas na rua” convertem nove recantos da cidade em salas de cinema a céu aberto e na tela são exibidos filmes com nome de mulher. Em paralelo, há “Estrelas do Bairro”, uma exposição de fotografia de Alípio Padilha e Sofia Marques Ferreira.

Entretanto, a 27 de agosto, “Fuso” instala, de novo, a videoarte em praças, jardins e esplanadas da cidade de Lisboa, com a apresentação de obras inéditas dentro de portas e um Open Call aos artistas de cá, com seleção a cargo de Jean-François Chougnet. Dias mais tarde, a 6 de setembro, em Belém, quando o relógio marcar as 18 horas, a Ermida de Nossa Senhora da Conceição recebe, no âmbito do Projecto Vicente, a obra de Raoul Kurvitz, da Estónia, em torno do mito de São Vicente.

Imagem do filme “Lisboa verde 3D”, de Edgar Pêra

Nesta 6.ª edição, o Lisboa na Rua acrescenta novos momentos à cidade. Falamos da sexta edição do festival parisiense Kiosquorama que, este ano, se estende à praça José Fontana, onde músicos contemporâneos franceses e portugueses, dão ritmo aos finais de tarde, e um artista visual, Henrique Neves Lopes, apresenta três instalações enquadradas no espaço verde; assim como de “Sou do fado”, com dois concertos de fado no largo do Teatro Nacional de São Carlos. No mesmo alinhamento é apresentado “A nossa voz”, projeto de criação e promoção de novos artistas e projetos musicais, o qual invade o largo do Intendente, no dia 19 de setembro, às 19 horas; e a estreia do filme “Lisboa verde 3D”, de Edgar Pêra, exibido em sessões contínuas nos dias 29 e 30 de agosto, no Cinema São Jorge.

Do que está à espera para sair de casa? •

+ Lisboa na Rua
© Fotografia de entrada: José Frade / EGEAC