Há espaços que são encantadores, que chamam a fantasia até si fazendo-nos sonhar na sua realidade construída. Um deles é Monserrate, em Sintra.
Na Mutante 14, batizámos Monserrate como “A Poética Colina de Sintra” (reler aqui ) e haverá cenários mais belos que estes, os naturais exóticos, para uns finais de tarde com concertos em palco que se ergue sobre o lago e plateia sentada numa (poética) colina verdejante?
De 13 a 28 de setembro o Parque de Monserrate contará com vários concertos organizados pela Parques de Sintra, sempre a partir das 18h00. Eis o alinhamento sem mais demoras:
13/09 (sábado), Espírito Nativo. Trazem música de raiz tradicional da América Latina, sonoridades com base no reportório afro-peruano, cubano, argentino, colombiano, venezuelano, mexicano e andino. Os músicos são multi-instrumentistas, pelo que o concerto envolverá uma grande variedade de instrumentos, muitos de origem não europeia. Perfeito para quem quer, sempre, ampliar o seu conhecimento. Introduzidos ao longo do programa, os diferentes instrumentos tornam a atuação do grupo um momento de descoberta de sonoridades e estilos musicais das várias culturas latino-americanas. Uma viagem sonora do outro lado do atlântico.
14/09 (domingo), Cristina Pedrosa Trio. Com Cristina Pedrosa (voz), acompanhada por João Farinha (piano) e José Miguel Vieira (guitarra). Influenciados pela sua formação jazz, juntos interpretam e reinventam temas das mais variadas origens, indo além do mundo jazz, percorrendo obras de artistas bem reconhecidos como Joni Mitchell, Björk e Youn Sun Nah. Cristina Pedrosa iniciou o seu caminho na música como aluna da cantora Maria João, no Curso de Jazz da Academia de Amadores de Música de Lisboa.
20/09 (sábado), “Sunset Sintra Oriental – Noite Oriental Sino Lusa”. Consiste num espetáculo de dança e música com artistas portugueses e asiáticos. Será um encontro único de patrimónios e culturas, que cruza momentos do espetáculo “Revival” (apresentado no XXV Festival de Artes de Macau) e do espetáculo “Diáspora” (da Companhia de Dança Amalgama, estreado em Portugal e também apresentado em Macau). A dança como ponto de união de diferentes culturas. Os músicos e bailarino Sino Lusos recriaram e adaptaram as peças referidas ao espaço do Parque de Monserrate, com responsabilidade musical do compositor-intérprete Rui Filipe Reis e direção artística de Sandra Battaglia e Stella Ho. Um momento que será, muito certamente, inesquecível.
21/09 (domingo), “Sons do Mundo”. Projecto Geo apresenta um espetáculo intenso pela multiplicidade de influências musicais e de instrumentos, oriundos dos quatro cantos do mundo, como o próprio nome indica. Sons do Mundo apresenta-se como uma viagem de oriente a ocidente, percorrendo as emoções através dos sons, num momento intimista, ritmado, diversificado, criativo e bem original.
28/09 (domingo), Sons da Minha Terra. Um grupo com o claro o objetivo de divulgar a música mexicana em Portugal, nas suas mais diversas expressões. A música do México é vária e rica, uma vez que foi influenciada por uma variedade de culturas indígenas, europeias e até africanas, tendo bebido dessas fontes e sabendo congregar tudo numa musicalidade única. Os Sons da Minha Terra apresentam um programa que inclui variados estilos de música mexicana, dos mais populares aos mais tradicionais, incluindo música ranchera, sones jarochos, huapangos, corridos, valsas mexicanas e boleros rancheiros.
Em simbiose com o ecletismo do Parque, no qual se encontram espécies botânicas de todo o mundo, estes concertos representam música de diferentes origens e estilos, sendo a união perfeita entre paisagem e música. Assim, será possível ouvir música de raízes américo-latinas, jazz ou mexicana, bem como assistir a um espetáculo de dança e música sino-lusa, ou a um concerto com influências sonoras dos quatro cantos do mundo. Não fique em casa e vá até Sintra, para um final de tarde em Monserrate. •