Jantar + Teatro / “Auto dos Físicos”

Para assinalar o fim da primeira temporada, em Coimbra, de “Auto dos Físicos”, A Escola da Noite apresenta no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB) duas sessões especiais do espetáculo, a 14 e 15 de Novembro (sexta e sábado), num fim-de-semana que fica ainda marcado pelo regresso da campanha “Jantar + Teatro”.

O “Auto dos Físicos”, de Gil Vicente, foi escrito e representado pela primeira vez entre 1519 e 1524. Um padre “morre” de um amor não correspondido e quatro médicos (os “físicos”) visitam-no à vez, sugerindo estranhos remédios. Brásia Dias, a comadre que primeiro o tenta ajudar, um moço transformado em (fraco) alcoviteiro e um padre confessor que compreende “bem demais” o sofrimento do seu colega completam o leque de personagens desta divertida farsa, que termina com uma “ensalada” poética e musical, com referências a outras peças do autor e a elementos do cancioneiro tradicional. A peça apresenta caricaturas de pessoas concretas – os quatro “físicos” correspondem a pessoas que realmente existiam e que o público facilmente reconhecia – mas é também, como quase toda a obra de Vicente, um retrato da corte, da Igreja e da sociedade portuguesas do século XVI, em Portugal.

Como sempre faz nas suas incursões vicentinas, A Escola da Noite conjuga uma abordagem cénica contemporânea com o respeito incondicional pelo texto original. Cabe às restantes linguagens postas em cena (a gestualidade, a cenografia, os figurinos, os adereços, a música) o papel de ajudar a esclarecer os sentidos de algumas palavras que, ao longo dos 500 anos que nos separam de Gil Vicente, foram caindo em desuso. Para os casos mais difíceis, existe um glossário, distribuído gratuitamente aos espectadores, que inclui algumas notas sobre o contexto histórico em que o texto foi escrito e sobre as pessoas reais que Vicente imortalizou. Porque assim se faz bom teatro Vicentino, com A Escola da Noite. Esta opção acrescenta um atrativo adicional ao espectáculo: uma prazerosa descoberta ou redescoberta de palavras “estranhas” mas que fazem parte da vida e da riqueza da língua portuguesa.

É, no entanto, uma produção com condições especiais. O espetáculo é uma co-produção com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, que assinala (e festeja) os 35 anos do Serviço Nacional de Saúde. No âmbito dessa colaboração os médicos beneficiam de condições especiais nestas duas sessões. Na compra de um bilhete a preço normal, têm direito a um segundo bilhete. Enquanto co-produtores do espectáculo e classe directamente visada pelas palavras de Vicente, os médicos são pois convidados a convidar um amigo para vir ao teatro com eles. Com um interesse particular junto do público escolar, o espectáulo, em 2015, voltará a ser apresentado em sessões diurnas para escolas e A Escola da Noite quer que os professores possam preparar adequadamente a sua visita. Para tal, os professores do ensino básico e secundário têm por isso entrada gratuita nestas duas sessões. Assim se leva a escola ao teatro.

Finalmente, A Escola da Noite e o Restaurante O Pátio (no Pátio da Inquisição, em Coimbra) assinalam este momento especial com o regresso da campanha “Jantar + Teatro”. Por apenas 12 Euros, pode jantar numa das mais bonitas praças de Coimbra e assistir ao espectáculo que foi censurado pela Inquisição! Anote na agenda, faça a sua reserva e, no fim-de-semana, rume ao TCSB, em Coimbra.  •

+ A Escola da Noite
+ TCSB
© Fotografia: A Escola da Noite.