Tributo a Lars von Trier e ao cinema dinamarquês

A 5.ª edição do Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra começa hoje, dia 12 de fevereiro, na poética vila, com mais filmes, duas secções novas e uma viagem pela cinematografia do país do realizador Lars von Trier.

“Fuligem” (2014), de David Doutel e Vasco Sá, um filme de animação da lista de Competição Nacional do Festival de Curtas-Metragens de Sintra

“Nocturne” e “Befrielsesbilleder – Images of a relief”, dois filmes de um dos maiores vultos do cinema europeu, o cineasta dinamarquês Lars von Trier, enquanto aluno da Danish Film School, são exibidos pela primeira vez em Portugal – o primeiro testemunha a sua estreia nas curtas-metragens realizadas no contexto académico, com 24 anos; a segunda é o primeiro filme de escola da Dinamarca que regista uma distribuição comercial nas salas de cinema. E ambos fazem as honras da sessão de abertura da 5.ª edição do Córtex, às 21.30 horas, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

Após a dupla exibição no grande ecrã, Peter Schepelern, antigo docente de Lars von Trier, protagoniza uma conversa em torno da obra do realizador dinamarquês.

Quatro das 9 curtas que fazem parte do Mini Córtex: “Foi o Fio”, de Patrícia Figueiredo, “Criatura estanha”, de Cris Garcia, “A minha casinha”, de Maria Raquel Atalaia e, “De/Sobre o Planeta”, de Leonardo Cavaletti

Sobre as novidades do Festival de Curtas-Metragens de Sintra de 2015, começamos pela secção Hemisfério, rubrica dedicada a uma instituição cinematográfica internacional, a qual, este ano, elege a Danish Film School e, como tal, o cinema dinamarquês. Composta por cinco curtas, realizadas entre 2013 e 2014, as mesmas serão projetadas amanhã, dia 13 de fevereiro, pelas 19 horas.

No âmbito da ampliação do programa, o Córtex apresenta ainda o Mini Córtex, que resulta de uma colaboração com a Monstra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa, com espaço reservado para as famílias, no domingo, dia 15 de fevereiro, pelas 10.30 horas. Depois da exibição das nove curtas segue-se um workshops para os mais novos, marcado para as 11.30 horas.

“Wedding Cake”, da realizadora alemã Viola Baier, é uma das curtas da Competição Internacional

No alinhamento do programa, a Competição Nacional, com um total de 16 curtas-metragens, produzidas entre 2013 e 2014, tem hora marcada para as 22, de 13 de fevereiro, com cinco projeções no grande ecrã; e as 18 e as 22, de 14 de fevereiro, com seis exibições cada.

Por sua vez, a Competição Internacional, formada por 12 curtas, acontece às 15 horas, de 14 de fevereiro, e às 16 horas, do dia 15, com seis curtas em cada sessão. Para as 18 horas do último dia está agendada a sessão de encerramento, bem como a exibição das curtas vencedoras.

Em paralelo, o Córtex 2015 uma programação complementar no MU.SA, o Museu das Artes de Sintra, com destaque para a masterclass do realizador João Canijo e da atriz Anabela Moreira, o concerto do músico dinamarquês Mikkel Solnado e um outro, este de música erudita, com a violinista Lilia Donkova e o acordeonista Gonçalo Pescada, com projeção de imagens do realizador dinamarquês Carl Dreyer.

Uma agenda cheia e em cheio, entre hoje e 15 de fevereiro, para quem aprecia as curtas no grande ecrã. •

+ Córtex 2015

Para partilhar com os amigos