A Escola da Noite regressa ao Brasil – Santos e São Paulo -, este mês, apresentando oito sessões do espetáculo “Novas diretrizes em tempos de paz”, de Bosco Brasil. A digressão conta com o apoio da Direcção-Geral das Artes, no âmbito dos apoios à internacionalização/2014. No final do mês de março, o espetáculo poderá ser visto também em Portugal, em Coimbra.
“‘Novas diretrizes em tempos de paz’ foi escrita em 2001. A acção passa-se em 1945, quando a II Guerra Mundial está perto do fim. Clausewitz é um emigrante polaco, que tenta recomeçar a sua vida no Brasil. No porto do Rio de Janeiro, depara-se com o oficial da alfândega, Segismundo, que desconfia das suas intenções e se recusa a permitir-lhe a entrada no país. O confronto de memórias que se estabelece entre as duas personagens conduz-nos a um final surpreendente. Numa época em que a xenofobia e as restrições à mobilidade voltam a estar na ordem do dia, o tema da imigração e dos refugiados de guerra mantém-se muito mais actual do que gostaríamos. O espectáculo oferece, além disso, uma pujante e comovente metáfora sobre o lugar do teatro e da arte em geral nas nossas vidas, a partir de uma conhecida peça ‘de um autor espanhol’. A obra foi distinguida com os Prémios Shell e APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como melhor texto teatral do ano em que foi escrita e mereceu rasgados elogios do público e da crítica, tanto no Brasil como nos vários países em que já foi apresentada.“
A montagem d’A Escola da Noite. Dois anos depois da estreia em Coimbra, que contou com a presença do autor, A Escola da Noite mantém o espectáculo em reportório e volta a apresentá-lo ao longo do mês de Março, numa digressão que inclui ainda as localidades portuguesas de Tábua e Sintra (dias 6 e 7, respectivamente) e uma nova temporada no Teatro da Cerca de São Bernardo, na sua cidade, entre os dias 26 e 29. Ao longo destes dois anos, o espectáculo já realizou mais de 50 representações, em quase três dezenas de localidades, incluindo no Rio de Janeiro, em Luanda e na Galiza (Espanha). O regresso ao Brasil conta com o financiamento do Governo de Portugal, através dos apoios à internacionalização da Direcção-Geral das Artes, e é realizado em parceria com as instituições locais que acolhem o espectáculo – o Sesc de Santos e a SP Escola de Teatro. Em Santos, onde existe uma forte presença da Comunidade Portuguesa, as apresentações contam ainda com o apoio institucional do Consulado Honorário de Portugal naquela cidade.
A Escola da Noite é uma companhia de teatro profissional sediada em Coimbra desde 1992. Ao longo de 23 anos de actividade, estreou mais de 60 espectáculos, construindo e consolidando uma linguagem artística própria, assente na experimentação e na formação constantes e no equilíbrio, em termos de reportório, entre autores clássicos e contemporâneos. Para além de Gil Vicente, elemento essencial no percurso da companhia, destaca-se as visitas ao Teatro Grego (Ésquilo e Eurípides), à dramaturgia portuguesa contemporânea (Vicente Sanches e Abel Neves) e à dramaturgia universal (Beckett, Achternbusch, Büchner, Maquiavel, Lorca, Tchékhov, entre outros), bem como a atenção particular dada ao universo lusófono, quer quanto ao reportório, quer quanto aos parceiros com quem tem desenvolvido colaborações. No caso concreto do Brasil, onde a companhia se apresenta pela quarta vez (a primeira foi em 1998), mantém relações de colaboração e de intercâmbio com artistas e agentes de várias cidades e estados, materializadas no acolhimento regular de espectáculos brasileiros em Coimbra, no convite a dramaturgos, encenadores e outros artistas para colaborações em espectáculos da companhia e na realização de duas co-produções com o Bando de Teatro Olodum (Salvador, Bahia), em 2000 e em 2013. Paralelamente às temporadas em Coimbra, a companhia atribui grande importância à itinerância dos seus espectáculos, mantendo-se fiel ao objectivo da descentralização, um dos princípios sob os quais foi fundada: desde 1992, visitou mais de 50 localidades nacionais e efectuou digressões, para além do Brasil, a países como a Bélgica, Moçambique, Guiné-Bissau, Espanha e Angola. A par da criação artística, o trabalho da companhia estende-se aos domínios da formação, da programação e do trabalho com o público escolar. Depois de ter adaptado uma antiga garagem no Pátio da Inquisição, no centro da sua cidade, e de ter inaugurado a Oficina Municipal do Teatro, A Escola da Noite mudou-se para as actuais instalações em 2008. É, desde essa altura, a companhia residente e a entidade responsável pela gestão e programação do Teatro da Cerca de São Bernardo, um equipamento que pertence à Câmara Municipal de Coimbra.
“Novas diretrizes em tempos de paz”, de Bosco Brasil pel’A Escola da Noite, tem texto de Bosco Brasil e encenação António Augusto Barros, mais elenco com Igor Lebreaud e Jorge Loureiro, figurinos e imagem gráfica Ana Rosa Assunção, luz por Danilo Pinto e por fim, som Zé Diogo. E eis as datas a agendar desta digressão:
Santos (Brasil) – 11/03 e 12/03, quarta e quinta-feira – SESC Santos. Entrada gratuita. Mais informações aqui .
São Paulo (Brasil) – 14/03 a 19/03, sábado a quinta-feira – SP Escola de Teatro. Entrada 20 Reais (inteira), 10 Reais (meia). Mais informações aqui .
Coimbra (Portugal) – 26/03 a 29/03, quinta a sábado, 21h30, e domingo, 16h00 – Teatro da Cerca de São Bernardo.
E por tal, aos nossos leitores do Brasil lançamos o desafio de ir ao teatro ver uma companhia de Coimbra com cartas dadas no universo dos palcos. Ao público de Coimbra… é ir à casa que tão bem recebe – TCSB. •
+ A Escola da Noite
+ TCSB
© Fotografias: A Escola da Noite.
Partilhe com os seus amigos: