A gastronomia francesa convida a cidade de Lisboa a experimentar os sabores de uma cozinha inspiradora para a maioria dos chefs de todo o mundo e a realização de filmes que marcam o universo da sétima arte, no âmbito do evento Sabores de França em Festa, que decorre este mês.
Os profiteroles foram, em tempos, uma iguaria muito apreciada pela realeza francesa
Começamos pelo grande ecrã, onde a cozinha francesa é a receita principal. Assim, estão marcadas três sessões de cinema. Tome nota:
10/03: “Entre lés Bras: La cuisine em héritage”, de Paul Lacoste.
12/03: “Românticos anónimos”, de Jean-Pierre Améris.
18/03: “Como um chef”, de Daniel Cohen.
A trilogia cinematográfica tem a exibição agendada a partir das 19.30 horas, no Instituto Francês de Portugal. A entrada é livre.
De acordo com o programa, entre 12 e 19 março estão agendadas atividades, ateliers e provas em cinco espaços alusivos à cozinha francesa. É o caso da La Pétillante, uma garrafeira e loja de produtos gourmet oriundos de França, no bairro lisboeta Campo de Ourique, onde há degustação de vinhos e de produtos franceses durante a referida semana. Na lista consta aindao restaurante Le Petit Bistro, no Chiado, com um menu especial, à francesa (20 euros por pessoa / bebidas não incluídas), a padaria e pastelaria Eric Kayser e a Monceau Fleurs Saldanha, ambas com mimos especiais, dentro do contexto de cada loja. Em La Nouvelle Librairie Française, na avenida Luís Bívar, em Lisboa, é alargado o espaço dedicado às edições sobre a gastronomia francesa.
Entretanto, o Instituto Francês de Portugal é também palco de duas exposições patentes até 18 de março. “As artes à mesa”, no hall central da instituição, apresenta as artes que ornamentam uma mesa tipicamente francesa; e “A refeição gastronómica francesa”, composta por fotografias de instagram alusivas às iguarias de França.
No roteiro dos sabores, está tudo a postos para as duas conferências no Instituto Francês de Portugal, com hora marcada para as 19. A primeira, sobre pão, vinho e queijos franceses, decorre a 16 de março, onde não faltará a degustação, sendo aconselhável a inscrição prévia para promo.portugual@atout-france.fr . No dia 17, o presidente e fundador da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, Mário Silva, irá debater a arte de bem comer, desde a infância.
O culminar da festa acontece no Dia do Pai, a 19 de março, data em que serão servidos jantares à francesa em 1300 restaurante de todo o mundo, dos quais 18 estão em Portugal, tendo sido o Il Gallo d’Oro, com o chef Benoît Sinthon, no hotel Cliff Bay, no Funchal, a última confirmação a somar à lista dos primeiros 17 (ver aqui a lista), nos quais os queijos e os vinhos franceses protagonizarão deliciosas estórias à mesa.
Em paralelo, a Embaixada de França em Portugal recebe um jantar com um menu francês criado especialmente para os convidados. Na cozinha da embaixada estarão os cinco melhores alunos dos 4.º e 5.º anos do Liceu Francês Charles Lepierre, os quais terão a oportunidade de “pôr as mãos na massa” sob o olhar atento de Pascal Neymard, o chef do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa. Na sala estarão os pais que, num “quadro excepcional”, segundo palavras do embaixador francês em Portugal, Jean-François Blarel.
Em paralelo, entre 11 e 26 de março, há a Festa da Francofonia 2015, que acontece em 15 cidades e vilas do país. Braga, Caldas da Rainha, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Espinho, Faro, Funchal, Guimarães, Leiria, Lisboa, Óbidos, Porto, Setúbal, Vila Nova de Gaia e Viseu são as anfitriãs de uma mão cheia de atividades, onde cabem filmes, ateliers, exposições, entre outras ações que farão as delícias de miúdos e graúdos.
No alinhamento do programa dos festejos, entre 20 e 22 de março, o Jardim da Estrela, no coração de Lisboa, abre as portas a espetáculos, gastronomia, ateliers infantis, entre muitas outras surpresas protagonizadas por convidados do mundo inteiro, sem esquecer o piquenique gigante, que promete juntar os presentes ao ar livre.
Tudo boas razões para celebrar a cozinha francesa por cá e comemorar o Dia do Pai com um repasto distinta. Bom apetite! •
+ Instituto Francês de Portugal
+ Goût de France
+ Festa da Francofonia
© Fotografia: João Pedro Rato
Para partilhar com os amigos