O cinema a duas cores regressa ao Porto

A 12ª edição do Festival Black & White está à porta e leva à Invicta cerca de 40 projetos vídeo, áudio e fotografia de artistas de 17 países cuja escolha dos vencedores está nas mãos de cinco especialistas portugueses e espanhóis.

Único por celebrar a imagem a preto e branco, o Festival Audiovisual “Black & White”, que acontece entre 20 e 23 de maio, no campus Foz da Católica Porto, leva a competição 37 projetos oriundos de países como a Áustria, a Bélgica, o Brasil, a Espanha, a Turquia, a Irlanda, a Croácia, a Itália, Israel, Peru, Estados Unidos da América, Canadá e Alemanha.

Em foco estão as categorias vídeo, áudio e fotografia, dos quais se destaca a exibição de 26 vídeos selecionados para a competição. nas primeiras três noites Por sua vez, as tardes integram diversas atividades ligadas ao mundo audiovisual, como as artist talks e os screenings, bem como as extensões de outros festivais internacionais. Em paralelo, o Black & White promete animar as noites dos cineastas, reservando o último dia à exibição dos projetos de áudio e fotografia, aos quais juntam o anúncio dos vencedores desta edição.

Por sua vez, a escolha do vencedor do “Grande Prémio B&W”, assim como dos projetos distinguidos nas várias categorias, está a cargo de cinco nomes do universo da sétima arte. Na lista constam os portugueses César Nóbrega, jornalista e animador na Rádio Nova, no Porto; José António Cunha, membro da direção, programador e produtor do Cineclube do Porto, colaborador na Casa da Animação e docente das disciplinas de escrita e análise de cinema na Universidade Europeia; e Nélson Garrido, fotógrafo e repórter fotográfico, tendo já sido premiado com o Prémio Estação Imagem | Mora, em 2010, 2011 e 2013. Do país vizinho vêm Dolores Ben Pena, presidente da Associação Galega de Produtoras, tendo criado, em 1990, um estúdio dedicado à dobragem, foi uma das responsáveis pela negociação da lei do Cinema, em Espanha, e já foi premiada com dois prémios Goya, pelo som de “Celda 211” e pela melhor curta-metragem “Birdboy”; e Toni Bestard, o vencedor da última edição do Festival Black & White que, há mais de uma década, trabalha como realizador, argumentista e produtor, tendo sido distinguido com mais de 140 prémios em festivais internacionais.

A entrada na 12ª edição do Black & White, uma iniciativa da Escola das Artes da Católica Porto, é gratuita. •

+ Festival Black & White

Para partilhar com os amigos