Caran d’Ache celebra 100 anos de Criação e Compromisso com coleção muito especial que o vai deixar, totalmente, encantado… Então se for do universo das artes e apreciador de bem escrever, este artigo pode ser… tentador de ler e ver.
A Caran d’Ache – Maison de Haute Ecriture – celebra este ano o seu 100.º aniversário e para comemorar este marco histórico criou uma coleção inspirada em cinco dos seus produtos mais icónicos, colecionáveis e intemporais: Technograph, Fixpencil, Prismalo, Ecridor e 849 (sim, todos em edição especial). Cada componente da nova coleção foi pensada para respeitar a história da marca, mas captando o espírito dos tempos atuais e honrando as áreas criativas da empresa.
“Um centenário é um evento único, é a oportunidade perfeita para recordar o quão longe a empresa chegou e o que alcançou. Nestes 100 anos a Caran d’Ache tem sido mais do que uma marca. Criou um padrão enquanto fonte de inspiração e empresa de confiança no dia-a-dia, em todo o mundo”, orgulha-se o CEO, Jean-Francois de Saussure. Os cinco produtos da nova coleção contêm o histórico símbolo em forma de lápis “Bonne Mine”, criado na década de 1920 e que “viveu” como embaixador da marca durante as décadas seguintes, voltando agora a aparecer para esta coleção imperdível. Para além deste sublime pormenor, cada produto é apresentado numa caixa de papel estampado e design inspirados nas caixas dos anos 1930, e contêm uma brochura que explica a dimensão histórica da coleção… Se já estiver à procura dos pontos de venda, respire. Revelaremos mais abaixo, para já, a merecida atenção a cada um destes cinco produtos.
Technograph / O lápis de grafite foi o primeiro produto criado pela Caran d’Ache logo, é um componente obrigatório nesta coleção. Technograph é um lápis de madeira de cedro decorado com letras de ouro fino, com uma excecional capacidade de cobertura, o que o faz ser o favorito de todos os apaixonados por desenho com lápis. Está disponível, nesta coleção, num set de quatro diferentes formatos de mina (HB, B, 2B, 3B – da mina mais dura à mais macia), acompanhados por um apara-lápis. Apesar do mundo cada vez mais digital, o Technograph permanece como a referência para colocar os ideias em papel.
Fixpencil / Desenhada em 1929, a Fixpencil foi a primeira lapiseira metálica com mecanismo de clip patenteado. A sua forma hexagonal tornou-se uma das principais assinaturas da Caran d’Ache e um dos símbolos culturais da Suíça, o que a fez ter lugar nos famosos selos de correio do país. Muito apreciada por ilustradores, engenheiros, designers e artistas, graças à sua incomparável qualidade, tornou-se um item de coleção de milhões de pessoas em todo o mundo… Confesse, tem uma ou já teve. Com corpo em alumínio, onde tem desenhadas duas medidas/régua (em mm e polegadas), vem acompanhada de quatro minas coloridas de grafite B (em azul, vermelho, verde e amarelo), para ser um verdadeiro instrumento de escrita e desenho.
Prismalo / Criado em 1931, Prismalo foi o primeiro lápis de cor aquarelável do mundo e será sempre recordado pelas várias gerações de crianças como um símbolo do saber e qualidade da Caran d’Ache. A sua vasta gama de tons, a par da estrutura fina e firmeza das minas, tornam-no simplesmente indispensável para artistas e estudantes, das artes. Durante décadas estes lápis foram associados a outro dos grandes símbolos suíços: a imponente montanha Matterhorn. Por isso, para assinalar os 100 anos da marca, foi produzida uma edição especial com uma seleção de 25 cores e uma carismática caixa de apresentação decorada com a gravura da montanha, simbolizando a aliança entre tradição e modernidade.
Ecridor / A Ecridor foi o primeiro instrumento de escrita de luxo da Caran d’Ache. Com seus materiais nobres e um mecanismo de alta precisão tipicamente suíço, esta esferográfica tem representado a fusão de um estilo autêntico e design contemporâneo desde 1953. Intemporal, elegante e subtil, o seu corpo hexagonal é realçado pelo brilho de metais preciosos (revestimento a paládio para garantir a sua duração) e decoração Guillochage (arte de gravar e intersectar linhas, produzindo um efeito artístico), em vários estilos. Para assinalar o centésimo aniversário da marca foi escolhido o modelo Ecridor Chevron, com decoração “espinha de peixe”, que foi recriado de forma ousada. Proporcionando um conforto incomparável na escrita, esta peça contém o famoso tinteiro gigante Goliath que permite até 600 páginas A4.
849 / Lançada em 1969, a caneta 849 é o resultado da explosão cultural e criativa que teve lugar no final dos anos 1960. Requintada, bem fashion e resistente, tem o formato hexagonal metálico inspirado na forma de um lápis para proporcionar uma escrita confortável e suave. Constantemente personalizada por célebres designers, refletindo as tendências e mantendo a confiança de um produto emblemático que nunca desilude, esta esferográfica voltou a mudar de visual para homenagear o tradicional lápis de cor de uma forma vintage (e tão única) neste 100.º aniversário da Caran d’Ache. Também inclui o tinteiro Goliath que permite escrever o equivalente a uma linha de 8.000 metros de comprimento, com recargas disponíveis em tamanho M (azul, preto, verde e vermelho), F (azul, preto e vermelho) e L (azul e preto). Perfeita.
Agora, os almejados pontos de venda, destas peças absolutamente irresistíveis: Arte Periférica (CCB); Canetas & Companhia (C.C. Colombo); FNAC; El Corte Inglés; Papelaria Americana (Leiria); Papelaria Arco Iris (Portimão); Ponto das Artes; Papelaria Resarte (Ponta Delgada); Porto Editora (Porto), entre outras lojas da especialidade.
A Caran d’Ache, Maison de Haute Ecriture, foi fundada em 1915 sob o nome “Fabrique Genevoise de Crayons”, sendo em 1924 adquirida por Arnold Schweitzer, passando a chamar-se “Caran d’Ache” em homenagem ao famoso caricaturista francês Emmanuel Poiré. Desde o seu nascimento a marca tem ligação à beleza dos materiais que criam tendências, tendo sempre uma preocupação com as pessoas e o ambiente – todos os seus lápis têm certificados FSC. Originalmente especializada em grafite e lápis de cor, a marca foi alargando os produtos para incluir pastéis de cera, lapiseiras, as primeiras canetas esferográficas e a escrita de luxo, todos eles produzidos na fábrica, em Genebra. Com o seu património inestimável de conhecimento técnico especializado e respeitando a grande tradição da indústria transformadora suíça, a Caran d’Ache é, como sabemos, dona de produtos excecionais.
A si, cabe-lhe cair na tentação e adquirir um destes produtos dos 100 anos desta marca ímpar do desenho e da escrita… Ou quem sabe pedir uma prenda, a alguém… •
+ Caran d’Ache 100
Partilhe com os seus amigos: