Ontem foi, como sabem, o Dia Mundial da Música. Todavia, as celebrações não se dão só nesse dia… Em Lisboa há Música nas Praças 2015 para celebrar o Dia que o Mundo dedica à Música.
Amanhã, sábado dia 3 de Outubro, a EGEAC celebra o Dia Mundial da Música com concertos à tarde e pela noite dentro, na zona da Baixa e do Chiado, nesta que é a 8.ª Edição do Música nas Praças. A entrada, fique já a saber, é livre (sujeita à lotação dos espaços).
Das 15h00 às 23h00, celebrar-se-á a música e a cidade, vivendo-as de uma forma diferente, num concerto promenade que começa na Praça do Município, nas Ruínas do Carmo, ou no MNAC – Museu do Chiado, passa pelo Largo do São Carlos, e culmina na Praça do Município, com o concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Um luxo ter a cidade preenchida por uma arte maior, ter o ar preenchido de boas sonoridades.
No Jardim das Esculturas, do MNAC – Museu do Chiado, a tarde é dedicada às famílias, mas em especial, aos mais pequenos, sensibilizando-os para a música. A partir das 15h00, poderão ouvir e experimentar instrumentos em ateliês de percussão, sopro e cordas. São vários os percursos ou mapas sonoros que cada um pode traçar: as Ruínas do Carmo são o lugar privilegiado para a música coral, com vozes de todas as idades do Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa, Coro Juvenil de Lisboa e Coro do Tejo. Um pouco mais abaixo, no Largo de São Carlos, são diversos os estilos musicais que podemos ouvir: Orquestras de Sopros e de Percussões da Metropolitana e o jazz do Septeto do Hot Clube de Portugal. A Praça do Município foi o local escolhido para encerrar um dia em que se celebra a música e a cidade, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, que interpreta o grande repertório orquestral romântico: Abertura Manfred de Robert Schumann e a Terceira Sinfonia de Johannes Brahms – imperdível, mesmo se não for um romântico. Porém, durante a tarde, esta praça emblemática recebe o Ensemble de Metais e Bateria e a Orquestra Clássica da Universidade de Évora. Borodin, Bizet, Schumann, Brahms, Zappa, Gershwin, ou Hendrix são alguns dos autores que fazem parte do repertório do Música nas Praças, este ano, muito marcado pelos ritmos e influências do jazz (estilo muito presente no universo Mutante).
Para melhor organizar a sua agenda, deixamos aqui uma suma do dia de amanhã:
Ruínas do Carmo
16h00 Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa.
17h30 Coro Juvenil de Lisboa.
19h00 Coro do Tejo.
Praça do Município
16h00 Ensemble de Metais e Bateria.
19h00 Orquestra Clássica da Universidade de Évora.
22h00 Orquestra Metropolitana de Lisboa – Encerramento.
Largo de São Carlos
17h00 Orquestra de Sopros da Metropolitana.
19h00 Percussões da Metropolitana.
20h30 Septeto do Hot Clube de Portugal.
Museu do Chiado
Ateliês do Conservatório de Música da Metropolitana.
15h00 Percussões.
16h00 Cordas.
17h00 Sopros.
Amanhã, em Lisboa, não fique em casa e viva a cidade e a música de forma excepcional. •
+ Música nas Praças
© Fotografia: Praça do Município, José Frade.
Partilhe com os seus amigos: