O Alfaiate Lisboeta é J. Lisbon

José Cabral, ou será melhor dizer O Alfaiate Lisboeta, criou algo que lhe vemos como perfeitamente natural na sua pessoa, uma loja online só para eles… Confessemos que bem sabemos que a maioria é dirigida ao público feminino.

J. Lisbon é um projecto que José Cabral nos apresenta como “muito especial” que nasce como algo que é um negócio, mas que não é pensado nessa lógica – “não no sentido de não gerar lucro, que obviamente espero que gere, mas no sentido do seu lançamento e de toda a dedicação que tive, derivar essencialmente de um somatório de aprendizagens que fui fazendo enquanto autor de um blogue, retratista, cronista e, obviamente, homem e potencial cliente.

O “nosso” Alfaiate transporta para a J. Lisbon a identidade street style do seu blogue que, mais do que visual, é uma opção instrumental -“porque acredito que as imagens de contexto real são o instrumento visual mais forte para apresentar um produto e, mais importante ainda, permitir que o cliente experimente, experimentar no que respeita à uma verdadeira descoberta do produto. Descoberta que não tem, nem deve, terminar numa imagem de um modelo com medidas estandardizadas.” Assim, não espere encontrar nesta loja online modelos com fundo branco ou estudado a régua esquadro, modelos helénicos de proporções divinas e imaculadas… Aqui vai encontrar o homem real, num contexto real onde irá, naturalmente, usar as roupas.

José Cabral percebeu que as imagens no seu blogue cativavam, prendiam. Sair desta linha era sair de uma filosofia real onde é peixe na água. E acrescenta “acredito que a compra online deve ser suportada por testemunhos reais.” Não há, aqui, na informação que acompanha os produtos o vago, por vezes confuso e que, tantas vezes, não é o que aparentam e dizem ser nas breves descrições. “Eu não compro on-line porque sinto que a informação que me é dada, sobre um produto, é vaga. Sinto que aquilo que estou a ver , em determinado site, pode não corresponder exactamente àquilo que vou receber em casa. Faltava uma abordagem ao retalho de vestuário on-line que chegasse e convencesse o público que, como eu, sentem que precisam de algo mais para se sentirem confiantes em comprar roupa online.

Nesta nova plataforma on-line, José Cabral selecciona as imagens, os produtos específicos das marcas, conjuga-os, assegurando que o que vê é o que lhe chegará a casa, retirando-lhes aquele risco de ficarem desiludidas com o que lhes chega a casa. A imagem, conceito base, se visitar o site, é o transitar da experiência a fotografar gente na rua para a fotografia, à la O Alfaiate Lisboa, com roupa da J. Lisbon onde os modelos não são modelos e os “looks totais” – fotografia de corpo inteiro – passam a incidir, muito, sobre planos de detalhe que dão “de longe, mas de muito longe mesmo, muito mais informação visual sobre o produto do que as habituais fotos de estúdio que se vêem por aí.

Às imagens ditadas pela fotografia experiente de José Cabral adicionemos os textos que as acompanham, sejam eles mais curtos ou mais longos, que não são a narrativa comum das marcas. “Se digo que uma camisa tem um toque brutal e aconchegante é porque tem um toque brutal e aconchegante.

É todo um universo de looks masculinos que convidamos a visitar e se perder… em compras. J. Lisbon, a descobrir online. •

+ L. Lisbon

Partilhe com os seus amigos: