Depois de partilhar o palco com Manuela Azevedo, Kurt Rosenwinkel, Rita Maria e João Paulo e Silva na homenagem a Bernardo Sassetti, a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) termina o ano com um ciclo dedicado aos saxofonistas.
Tendo começado com uma aposta da nova geração do Jazz português, Ricardo Toscano, a OJM centra atenções no dia 28 de Novembro, concerto para o qual a orquestra convidou o norte-americano e amigo de longa-data Mark Turner. O ano termina em Portugal, dia 13 de Dezembro na Casa da Música, com o saxofonista Chris Cheek, com quem a OJM gravou o disco “OJM invites Chris Cheek”.
Para 2016 a Orquestra Jazz de Matosinhos já muitos projectos alinhados, o primeiro dos quais a ser apresentado em Viena de Áustria. Mas vamos, para já aos detalhes dos dois concertos que aunciamos:
28/11 – Mark Turner – Fest. Voll-Damm, Barcelona.
A OJM regressa ao Festival Internacional de Jazz de Barcelona desta vez com o saxofonista norte-americano que é uma referência máxima do jazz contemporâneo. A personalidade expressiva de Mark Turner funde-se com o saxofone tenor de modo admirável, sabendo como poucos transformar uma rede de influências inescapáveis – Coltrane, Henderson, Shorter – em linguagem pura e original. Sete anos depois de se terem cruzado pela primeira vez em palco, a OJM e Mark Turner vão estar em destaque na 47º edição do Voll-Damm.
13/12 – Chris Cheek, Casa da Música. Dez anos depois de se terem cruzado para gravar o álbum “OJM invites Chris Cheek”, a OJM volta a convidar o saxofonista norte-americano para um concerto único. Ocasião para se ouvirem as novas composições originais de Pedro Guedes e Carlos Azevedo abrilhantadas pelos solos de Chris Cheek, saxofonista crucial do jazz contemporâneo. Recorde-se que depois de participar em inúmeros discos, Chris Cheek estreou-se a solo em 1997 com “I Wish I Knew” onde contou com a participação de Kurt Rosenwinkel.
Se andar por Barcelona em novembro e pelo Porto em dezembro, tome nota destes dois concertos e apareça para ouvir a OJM. •
+ OJM
© Vídeo: OJM + Chris Cheek, “Does It Matter“.
© Imagem de destaque: Mark Turner.
Partilhe com os seus amigos: