#Homedecor. #Humandecor / Maria Pratas

Regressamos, de novo, à ponta mais oeste do sul do país, com o olhar fixo no Atlântico e no areal em que o imenso oceano preguiça, deixando a matéria-prima que Maria Pratas converte em peças únicas e contemporâneas.

A madeira encontrada por Maria Pratas veste-se de tons quentes para a última estação do ano

Desde muito cedo que Maria Pratas tira partido da curiosidade e do jeito ágil das suas mãos, do dom peculiar e surpreendente no universo das arte, da irrequieta forma de criar tudo a partir do quase nada, de transformar o feio no mais belo e singular objeto para decorar a casa ou o corpo.

Tudo boas razões para voltar ao laboratório onde as “peças reservam, nos materiais, um rasto”, conta-nos Maria Pratas, que pega num “suporte de um telhado com mais de cem anos, para ser fatiado em tábuas de servir à mesa” ou aplica as madeiras encontradas na praia nas pregadeiras, nos colares, “conforme a sua forma pede”. Ou seja, há dois “contextos que criei para arrumar o que faço enquanto criadora”: #homedecor e #humandecor.

Eis a explicação: “#homedecor = Peças funcionais de uso diário para espaços que se querem únicos”; e “#humandecor = Joalharia que serve a todos, que pode ser usada por homens e mulheres, que é ‘gender free’”. E todos os objetos são únicos, feitos à mão – o primeiro para a cozinha, demarcado pelos relevos e os jeitos da própria madeira, pela autenticidade, associando o conceito à funcionalidade; o segundo é, por sua vez, concebido ao sabor exímio da imaginação na combinação de materiais, texturas e cores, com a “predominância do cruzamento do têxtil com a madeira”, que deixada ao acaso pelo mar e pelo tempo “volta a ter vida, desta vez, nova e contemporânea”.

A espreitar na loja online, pois o Natal está à porta e raras são as vezes que encontramos singularidades para ornamentar e usar na cozinha, ou oferecer a quem tanto gostamos. •

+ Maria Pratas
© Fotografia: Maria Pratas
Legenda da foto de entrada: As tábuas de cozinha no contexto #homedecor

Partilhe com os amigos: