Ateliers para miúdos e graúdos / Ilustrarte 2016

A VII Bienal de Ilustração para a Infância desafia crianças e pais a dar corda à imaginaçã no Museu da Eletricidade, em Lisboa.

Porque uma boa história quer-se acompanhada de uma ilustração colorida, divertida ou cinzenta, ou munida de princesas, monstros, dragões entre outros animais fantasiosos ou reais, assombrações, que protagonizam aventuras saídas do imaginário de quem as escreve, de quem as ilustra, falemos do repto transversal, no que toca às idades, apresentado pela Ilustrarte deste ano.

“Amigos do peito”, o livro que valeu o prémio Ilustrarte 2016 a Violeta Lópiz

Uma história, muitos sítios
Aqui, as crianças são convidadas a embarcar numa viagem pelas histórias e as ilustrações que fazem parte da Ilustrarte 2016, incluindo pelo livro “Amigos do peito”, de Claudio Thebas e com ilustração de Violeta Lópiz, a ilustradora espanhola que arrecadou o prémio Ilustrarte 2016, a qual é dirigida por perguntas respondidas com prontidão e pela sinceridade tão reconhecida e enriquecedora nos mais novos.
Data: 19 de março, e 2 e 16 de abril.
Horário: 16 horas.
Valor da inscrição: Gratuito.

Visita temática: As novas propostas da ilustração contemporânea
E se houvesse um ditado que dissesse “A ilustração já não é o que era”? Pois bem, poderia ser uma premissa para uma reflexão sobre a ilustração contemporânea, tão diferente e variada quando comparada com as de outrora ou se quisermos cingir aos livros recheados de estórias de encantar. Assim, e com base numa atitude crítca e analítica, jovens (a partir dos 16 anos) e adultos são desafiados a desconstruir preconceitos e torno da ilustração.
Data: 17 de abril.
Horário: 11 horas.
Valor da inscrição: Gratuito

Workshop em família: Leitura infantil no meio digital
Adultos e jovens (a partir dos 16 anos) são convidados a fazer uma análise dos formatos mais adequados na publicação digital na literatura infanti, tendo em conta os objetivos a que estes se propõem discutindo, em simultâneo, aspetos inerentes à narrativa, à ilustração, à animação, à interação e à sonorização.
Data: 9 de abril.
Horário: 10 horas.
Requisitos: Computador portátil.
Valor da inscrição: 10 euros.

A 7.ª edição da Ilustrarte – Bienal de Ilustração para a Infância está patente no Museu da Eletricidade desde o passado dia 22 de janeiro, com 150 ilustrações de 50 artistas selecionados para contemplar e observar, um ilustrador convidado, o francês Serge Bloch – elemento do júri deste ano ao lado do editor e ilustrador espanhol Juanjo Oller, da ilustradora alemã e vencedora da edição de 2014 Johanna Benz, e da arquiteta e designer portuguesa Joana Astolfi – e uma escritora homenageada pelas mil e uma aventuras e outras tantas histórias que contou através de palavras que, juntas, compõem narrativas que povoam o imaginário de todos nós: Alice Vieira.

A visitar de terça a domingo, das 10 às 18 horas, antes e/ou depois dos workshops, dos ateliers e da visita guiada, até 17 de abril, e sempre na companhia dos mais novos, para lhes acicatar a imaginação. Já agora, quando lhes lê uma história, mostra-lhes os “desenhos”? •

+ Fundação EDP / Museu da Eletricidade
© Fotografia: João Pedro Rato (exceto a terceira, que foi cedida pela Fundação EDP / Museu da Eletricidade)

Partilhe com os amigos:

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.