Filetes de pescada com arroz de berbigão. Quem conhece? Certíssimo! Falamos do mítico prato do restaurante homónimo do Guincho agora em Lisboa.
Monte Mar Lisboa é o nome do espaço que, agora, habita o antigo Armazém F – a discoteca e, depois, uma sala de concertos de uma operadora de telemóveis – apresentado com um conceito industrial chic e um ambiente acolhedor e confortável à beira do rio Tejo, onde o peixe fresco e o marisco dão cartas no menu cujo receituário há muitos anos é posto em prática por Laura Rocha, gurdiã dos segredos da cozinha do Monte Mar do Guincho, em Cascais, cujo testemunho será entregue ao chef Nuno Rebelo.
Às gambas “à guilho” couberam as honras do início do repasto…
Para começar bem há iguarias a considerar, uma receção calorosa, a escolher entre o creme de marisco e a sopa de peixe, e os bens da terra.
… a par com as clássicas amêijoas à Bulhão Pato
Depois há que eleger o melhor dentro e fora da casca. Entre amêijoas à Bulhão Pato, as gambas “à guilho” e as vieiras à Monte Mar, a lista estende-se entre um desfile de pratos que, só de ler, abre o apetite em três tempos, entre gambas da costa quentes com sal grosso, lagosta e lavagante ao natural, ostras ou sapateira ao natural, a lagosta suada, o caril de marisco e outra mão cheia de pratos que apetece provar sobretudo quando se avizinha a primavera e as tardes de sol. Ou na sala ou na esplanada, mas sempre com os olhos postos no rio que banha a capital portuguesa.
Grelhada mista composta por robalo escalado, gambas e lulas grelhados é a sugestão do chef
Aos que querem ainda dar um mergulho no mar, o Monte Mar Lisboa sugere 15 pratos, desde o bacalhau assado ao peixe do dia assado à padeiro, grelhado ou ao sal, passando pelos escalopes à vienense e, claro, pelos clássicos filetes de pescada com arroz de berbigão.
Do talho, o restaurante sugere bife à lá crème, costeleta de porco à diabo, peito de pato à Monte Mar e iscas à portuguesa, entre os 12 pratos que percorrem mais uma página da carta. Para variar, há quatro iguarias com ovos.
No fim do repasto, a fruta divide-se entre a maçã assada e a salada de fruta, e há doces para todos os gostos neste Monte Mar, que se estende para a esplanada, para um repasto demorado ou partilhar entre amigos ou família, sendo esta o prato forte dos fins-de-semana neste espaço composto, ainda, por outra sala no piso térreo e no de cima.
A arte urbana marca presença no restaurante pelas mãos de Smile
O Monte Mar, aberto de terça a domingo,das 12 às 23 horas, Lisboa alia-se, deste modo, ao incremento de um nome mítico da história da restauração com o Monte Mar Mercado da Ribeira e o Kitchen by Monte Mar, no Centro Colombo, ambos na cidade das sete colinas.
A ir, mas não sem antes reservar através do 213 220 160 ou de lisboa@montemar.pt. Bom apetite! •
+ Monte Mar Lisboa
© Fotografia: João Pedro Rato
+ Informações:
Partilhe com os amigos: