Portugueses distinguidos no A’Design Award & Competition 2015/201

Os designers portugueses Miguel Pinto Félix e Ana Lisa Lucas, a arquiteta Albertina Oliveira e a agência portuguesa OM Design (e)levaram, ontem, dia 8 de junho, Portugal ao palco do A’Design Award & Competition, em Como, Itália.

Dos 1274 vencedores de 88 países em 93 categorias diferentes de design estão quatro nomes de cunho nacional que, na gala de entregas dos prémios do A’Design Award & Competition, símbolo de excelência em design e inovação, fizeram, na noite de ontem, ecoar Portugal na cidade italiana de Como aquando da entrega do galardão, do certificado e do livro – trio complementado pelo cobiçado kit A’ Design Prize, tendo este o objetivo de apoiar na divulgação das novidades de cada área disciplinar em amplas audiências internacionais – aos vencedores dos galardões deste concurso internacional de design de 2015/2016.

Vamos aos nomes em português. Comecemos pela Oli, a azeitoneira portuguesa da autoria de Miguel Pinto Félix, diretor de arte do estúdio MPFX design, no Porto, distinguida com Platina no A’Design Award, na vertente “Bakeware, Tableware, Drinkware and Cookware Design”, e cujo nome deriva da palavra latina olea, o diminutivo do fruto da oliveira. Feita a partir de porcelana pintada de preto, esta peça de design, que reúne a funcionalidade à estética – a base é uma taça para servir as azeitonas e a parte superior é um depósito para os caroços, que são retirados através de uma tampa amovível. A forma do objeto representa a azeitona Negrinha de Freixo produto de origem portuguesa com Denominação de Origem Protegida e com registo na região transmontana e no distrito da Guarda.

Por sua vez, a designer gráfica Ana Lisa Luças foi distinguida com o prémio Ferro na categoria “Packaging Design”, graças ao “Leva-te o surf”, uma embalagem desenvolvida com a finalidade de acondicionar e transportar pranchas de surf pelo correio, pois é adaptável ao formato e ao tamanho das mesmas, e sem sobrecarregar muito os custos.

No alinhamento do A’Design Award & Competition consta também a arquiteta Albertina Oliveira, que concorreu com o projeto Pom Pom, loja de roupa de crianças no Mercado do Bom Sucesso, na Invicta, conquistando o troféu de Ouro na categoria “Interior Space and Exhibition Design”. No traço depurado da Pom Pom sobressaem as formas e as cores garridas sob o domínio do branco.

Por fim, a Omdesign, agência de Leça da Palmeira, arrecadou dois galardões de ouro, quatro de prata e um de bronze com os sete trabalhos submetidos no A’ Design Award & Competition. Assim, na categoria “Luxury Design Award”, do A’Design Award & Competition, consta o Porto Ferreira Waterloo Vintage 1815 e o Porto Barros 100YO, ambos com Ouro, bem como o Contador Vintages Porto Ferreira 200 anos, com Prata. Nos packagings, foi a vez do Dalva Vítor Matos, o chef que está à frente da cozinha do Antiqvvm, no Porto, e do Omdesign 2015, com Prata, enquanto na vertente “Sustainable Products, Projects and Green” o RP10, da casa Ramos Pinto, foi distinguido com o galardão de Prata e, na categoria “Interior Space and Exhitibition” está a Super Bock Casa da Cerveja, que recebeu o prémio de Bronze.

A respeito do concurso internacional A ‘Design Competition de 2015/2016, todas as inscrições foram analisadas e avaliadas um júri internacional composto por estudiosos, membros da imprensa, profissionais de design e criativos, e empreendedores experientes. Em conformidade com o exigido nesta competição, os produtos, projetos e serviços de todo o mundo que denotam qualidade superior, tecnologia e criatividade são recompensados com o A ‘Design Award em cinco diferentes níveis – platina, ouro, prata, bronze e ferro – e todos os projetos premiados serão expostos no MOOD – Museum of Outstanding Design, em Como, e em outras mostras organizadas pelo A’ Design Award. •

A’ Design Award
Legenda da foto de entrada: Oli, a azeitoneira portuguesa de Miguel Pinto Félix

Partilhe com os amigos