Eis o tema da 2.ª edição de 2016 do evento dedicado ao fotojornalismo que, a 22 de outubro, regressa ao MU.SA, na poética vila, reunindo três fotógrafos europeus.
Fotografia da exposição “Nightwalkers”, da autoria de Phil Moore
O português Mário Cruz, o britânico Phil Moore e o suíço Dominic Nahr formam o trio de fotojornalistas que fazem parte do cartaz do Sintra Press Photo e, como tal, estarão presentes no primeiro dia para uma conversa aberta ao público sobre o trabalho de cada um e o tema em debate, a qual será moderada por Ricardo Alexandre, editor internacional da RTP e autor do programa Visão Global.
Começamos pela exposição de Mário Cruz, vencedor da categoria “Assuntos Contemporâneos” do World Press Photo de 2016 e, por conseguinte, um dos nomes mais sonantes do fotojornalismo dentro e fora de portas. Intitulada de “Roof”, a mostra retrata os sem-abrigo a viver em edifícios devolutos na zona da Grande Lisboa.
Uma vez que o trabalho de Phil Moore assenta na cobertura de crises humanitárias e conflitos mundiais, o britânico traz “Nightwalkers” na bagagem, a qual se trata de uma série fotográfica sobre a fuga de milhares de pessoas da República Democrática do Congo.
Momento captado pela lente de Dominic Nahr
Dominic Nahr revela, por sua vez, e através da sua lente, o drama de Fukushima, no Japão que, por causa do terramoto, ficou destruída, passando a ser visto como um dos maiores desastres nucleares da história. Falamos de “Fallout”, o título da exposição do colaborador assíduo da Time e premiado com importantes galardões de fotojornalismo internacionais.
O Sintra Press Photo é um evento idealizado e financiado pela União das Freguesias de Sintra, organizado pela Associação Cultural Reflexo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.
Anote na agenda, para ir, até porque a entrada é gratuita. •
+ Sintra Press Photo
Legenda da foto de entrada: O dia-a-dia dos sem-abrigo pelo fotojornalista Mário Cruz
Partilhe com os amigos: