John Legend, o aclamado e multiplatinado cantor e compositor, anuncia a sua maior digressão europeia de sempre, que terá lugar já nos próximos meses de setembro e outubro. A digressão “Darkness and Light” chega à Europa para 24 espetáculos pelo continente, começando em Glasgow, na Escócia, em setembro, e culminando em Lisboa, em outubro.
A notícia da tournée chega com o anúncio de “Surefire”, o segundo single a ser retirado do álbum “Darkness and Light”, que foi editado e amplamente elogiado pela crítica em dezembro de 2016. “Surefire” sucederá o single de apresentação do disco, “Love Me Now”. Desde o lançamento de “Darkness and Light”, John Legend foi co-produtor e autor do sucesso de bilheteira “La La Land”, que foi vencedor de sete Globos de Ouro e seis Óscares da Academia, tendo ainda feito par com Ariana Grande na interpretação do tema “Beauty and the Beast”, no remake do êxito da Disney.
Nascido em Ohio, John Legend é um cantor e compositor aclamado pela crítica, multiplatinado e vencedor de diversos prémios. O seu trabalho já lhe rendeu dez Grammy Awards, um Oscar, um Golden Globe, um BET, na categoria “Best New Artist, e o prémio especial “Starlight Award”, atribuído pela fundação “Songwriters Hall of Fame”, entre outros.
Graduado pela Universidade da Pensilvânia, onde estudou Inglês e literatura Afro-Americana, Legend participou em várias atividades musicais durante o período de estudante. Nessa mesma altura John foi apresentado à artista Lauryn Hill, que o contratou para tocar piano no seu tema “Everything Is Everything”, e rapidamente começou a realizar espetáculos à volta de Filadélfia expandindo o seu público até Nova Iorque, Boston, Atlanta e Washington D.C. Após a universidade John Legend conheceu Kanye West com quem começou rapidamente a trabalhar com arranjos vocais em temas do rapper.
O músico começou a ganhar reconhecimento através de uma série de colaborações semelhantes e a fazer parte de hits reconhecidos de artistas como Jay-Z ou Alicia Keys. O álbum de estreia de Legend, “Get Lifted”, surgiu em 2004 através da Columbia Record, tendo sido um imediato sucesso, com o primeiro grande hit “Ordinary People” a galgar tabelas. O álbum garantiu ao compositor três Grammy em 2006, nas categorias “Best R&B Album”, “Best New Artist” e “Best Male R&B Vocal Performance”. O segundo disco de originais, “Once Again”, que rendeu a Legend mais um Grammy na categoria “Best Male R&B Performance”, com o single “Heaven”, contou com a participação de artistas de renome como Kanye West, will.i.am e Raphael Saadiq. O terceiro longa-duração, “Evolver”, foi editado em 2008 e incluía o hit “Green Light”, que contou com a participação de Andre 3000. Em 2010, John Legend lança um álbum em colaboração com a banda de hip-hop The Roots. Este quarto disco de estúdio volta a merecer a atenção da indústria e conquista mais um Grammy para o artista, desta vez na categoria “Best R&B Album”.
No entanto, foi o quarto registo de originais, “Love In the Future”, editado em 2013, que alcançou o maior número de vendas e os primeiros lugares nas principais tabelas. Já a participação no filme Selma, com o tema “Glory”, em 2014, valeu-lhe o seus primeiros prémios na indústria cinematográfica com um Oscar, um Globo de Ouro e um “Critic Choice Award”. Ao longo da sua carreira, Legend tem trabalhado para marcar a diferença na humanidade e na vida dos outros, criando e colaborando para vários projetos e iniciativas globais. Em 2007 lançou “The Show Me Campaign”, uma iniciativa que se foca na educação como umas das formas para quebrar a pobreza. John faz parte dos conselhos “The Education Equality Project”, “Teach for America”, “Stand for Children” e “Harlem Village Academies” e é vice presidente da “Harlem Village Academies’ National Leadership Board”. Reconhecido como um líder nesta área, Legend tendo sido premiado ao longos dos anos por prémios como: BET “Humanitarian of the Year award”, em 2010, “CARE Humanitarian Award” pela mudança global e “Bishop John T. Walker Distinguished Humanitarian Service Award”, pela organização sem fins lucrativos “Africare”, em 2009 e ainda “Harvard Foundation Artist of the Year Award”, em 2011. Legend participou e contribuiu para o musical do ano “La La Land”, na música original “Start a Fire”.
Por cá, o músico John Legend sobe ao palco da MEO Arena a 14 de outubro, pelas 21h00. Alinha? •