Verão Clássico no CCB

Com direção artística e pedagógica de Filipe Pinto-Ribeiro, está a chegar a 3.ª edição do Verão Clássico – Academia Internacional de Música de Lisboa, que irá decorrer no início de agosto, em vários espaços do Centro Cultural de Belém (CCB).

Este festival inclui concertos e masterclasses sob a orientação de alguns dos melhores professores e músicos internacionais, oriundos de algumas das mais prestigiadas instituições de ensino e solistas de orquestras mundiais, nomeadamente da Orquestra de Paris, da Orquestra Filarmónica de Berlim e da Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera: Eldar Nebolsin (Professor da Escola Superior de Música “Hans Eisler” de Berlim); Elina Vähälä (Professora da Escola Superior de Música de Karlsruhe ); Corey Cerovsek (Solista e Músico de Câmara, Stradivarius “Milanollo”); Isabel Charisius (Professora da Universidade de Lucerna e Violetista do Quarteto Alban Berg); Gary Hoffman (Professor da Capela Musical Rainha Elisabete da Bélgica); Kyril Zlotnikov (Solista e Violoncelista do Quarteto de Jerusalém); Gunars Upatnieks (Professor da Escola Superior de Música “Hans Eisler” de Berlim e Contrabaixista da Orquestra Filarmónica de Berlim); Ramón Ortega Quero (1.º Oboé Solo da Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera); Pascal Moraguès (Professor do Conservatório Superior de Paris e 1.º Clarinete Solo da Orquestra de Paris); Marie-Luise Neunecker (Professora da Escola Superior de Música “Hans Eisler” de Berlim); e Filipe Pinto-Ribeiro (Solista e Músico de Câmara, Diretor Artístico e Pedagógico). Nomes que, certamente, para quem segue a música clássico bem de perto serão familiares e escusam demoradas apresentações.

O eixo educativo do Verão Clássico é complementado pelo eixo performativo, por isso ao longo dos dez dias do Festival serão apresentados, diariamente, concertos compostos por obras dos séculos XVIII ao XXI: quatro concertos MasterFest (com a presença dos músicos/professores) e seis concertos TalentFest (em que participam jovens músicos do Verão Clássico, já laureados nacional e/ou internacionalmente). Lisboa não vai de férias e para quem por lá está, não há desculpas, há que ir aos concertos e aproveitar.

Para as masterclasses, sobre técnica e interpretação musical, foram selecionados 150 participantes, entre os quais uma maioria são portugueses, alguns radicados no estrangeiro, e cerca de 50 são oriundos de mais de 20 países. Estas masterclasses vão decorrer em simultâneo em várias salas do CCB. Para estudo e ensaio dos jovens músicos participantes serão ainda utilizadas salas da AMEC/Metropolitana de Lisboa. Todos os participantes nas masterclasses são candidatos aos Prémios Verão Clássico, cujo júri é formado pelos professores do festival. O Verão Clássico – Academia Internacional de Música de Lisboa – assume-se, e bem, como uma iniciativa artística e pedagógica única em Portugal, que projeta Lisboa como pólo de cultural à escala internacional.

01/08, 21h00 –  Sala Luís de Freitas Branco, Festa de Abertura:
Serguei Prokofiev (1891-1953): abertura sobre temas judeus, op. 34.
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): quarteto com oboé K. 370
i. allegro
ii. adagio
iii. rondo – allegro.
Robert Schumann (1810-1856): 3 Romanzen, op. 94
i. nicht schnell
ii. einfach, innig
iii. nicht schnell.
Felix Mendelssohn (1809-1847): trio com piano n.o1, op. 49
i. molto allegro ed agitato
ii. andante con moto tranquillo
iii. scherzo
iv. finale.

04/08, 21h00 –  Sala Luís de Freitas Branco, Festa Russa:
Serguei Rachmaninov (1873-1943): prelúdios op. 23, n.os 1, 3, 4, 5.
Serguei Prokofiev (1891-1953): quinteto, op. 39 i. Tema con variazioni
ii. andante energico
iii. allegro sostenuto, ma con brio
iv. adagio pesante
v. allegro precipitato, ma non troppo presto
vi. andantino.
Dmitri Schostakovich (1906-1975): trio com piano n.o 2, op. 67
i. andante
ii. allegro con brio
iii. Largo
iv. allegretto

07/08, 21h00 –  Sala Luís de Freitas Branco, Festa Romântica:
Johannes brahms (1833-1897): sonata op. 120, n.o 2
i. allegro amabile
ii. allegro appassionato
iii. andante con moto;
allegro.
Giovanni bottesini (1821-1889): Melodia.
Antonín Dvořák (1841-1904): quarteto com piano n.o 2, op. 87 i. allegro con fuoco
ii. Lento
iii. allegro moderato, grazioso
iv. Finale – allegro ma non troppo.

10/08, 21h00 –  Sala Luís de Freitas Branco, Festa de Encerramento:
Ludwig van beethoven (1770-1827): sonata op. 17
i. allegro moderato
ii. Poco adagio, quasi andante
iii. Rondo – allegro moderato.
Giovanni bottesini (1821-1889): Gran duo concertante.
Gaspar Cassadó (1897-1966): suíte i. Preludio – Fantasia
ii. Sardana (danza)
iii. intermezzo e danza Finale.
Ernö Dohnányi (1877-1960): sexteto, op. 37
i. allegro appassionato
ii. intermezzo . adagio
iii. allegro con sentimento
iv. Finale – allegro vivace, giocoso.

Como vê, um Verão Clássico que não vai querer perder, em Lisboa, de 01 a 10 de agosto. Para um programa mais detalhado é só clicar no link abaixo. A tomar nota. A ir. •

Verão Clássico
© Imagem: Verão Clássico, DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .