Exposição: Escher / Lisboa

Quase a fechar o mês de setembro, é a altura perfeita para acicatar para uma exposição, em Lisboa, dedicada a Maurits Escher.

A Arthemisia, uma das grandes empresas de exposições de arte no mundo, decidiu investir em Portugal e escolheu a cidade de Lisboa para dar a conhecer um dos artistas mais queridos e reconhecido. A grande retrospectiva dedicada a Escher, o artista holandês abre ao público no dia 23 de novembro, em Lisboa, em local a revelar brevemente. (Nós avisámos que só íamos acicatar).

Esta mostra constitui o primeiro investimento em Portugal da Arthemisia, que escolheu a cidade de Lisboa – cidade que tem em si os olhos do mundo e se tornou destino turístico de tantos – para acolher a sua primeira exibição. A primeira proposta a apresentar ao grande público português será Escher, cujo génio artístico vai ser partilhado com uma mostra de 200 obras, a que se junta um generoso conjunto de equipamentos didáticos, de experiências científicas e muitas mais surpresas. Ou não fosse o mundo de Escher tão cheio, tão irresistível.


© Maurits Cornelis Escher – “Mão com esfera reflectora” – 1935. Litografia – 31,1×21,3 cm – Coleção privada E.U.A.. All M.C. Escher works © 2017 The M.C. Escher Company The Netherlands. Todos os direitos reservados.

É com grande emoção que estamos a trabalhar pela, primeira vez, em Portugal” – afirmou Iole Siena, presidente da Arthemisia -; “considero Lisboa uma das cidades mais fascinantes da Europa e não há dúvida que Portugal está a assistir a um forte crescimento turístico. Identificámos a possibilidade de enriquecer a oferta de entretenimento cultural, e decidimos complementá-la, enriquecendo as opções a disponibilizar tanto ao público português como aos turistas. Estamos em fase de fecho das negociações com o local maravilhoso onde se realizará a exposição, o qual anunciaremos muito em breve“. Prometemos actualizar-vos, sobre o espaço, mal seja o mesmo anunciado.

A exposição, que se perfila como um dos principais eventos culturais de Lisboa, nos próximos tempos, vai apresentar o percurso criativo completo deste génio visionário cujas criações encantaram as mentes de cientistas e a imaginação de gráficos, exercendo uma forte influência no mundo da arte. Em exibição, estarão algumas das obras-primas de Escher como “Mão com Esfera Reflectora”, “Relatividade” (ou Casa das Escalas) e “Belvedere”.

Agora é só colocar, na sua agenda, no dia 23 de novembro – Inauguração de Escher, em Lisboa. Uma viagem pela obra ímpar deste génio holandês que não pode perder. •

Maurits Escher
© Imagem em destaque: Maurits Cornelis Escher – “Vínculo da União” – Abril 1956. Litografia – 25,3×33,9 cm – Coleção Privada, Itália. All M.C. Escher works © 2017 The M.C. Escher Company The Netherlands. Todos os direitos reservados.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .