Copos ao alto: A Semana do Enoturismo no Centro do País está à porta

Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa e Tejo estão unidas de 1 a 8 de Novembro e em festa. O objectivo? Criar sinergias entre o vinho, a gastronomia e o turismo, afirmar e partilhar as boas práticas de cada região.

As regiões vitivinícolas do Centro do País estão de portas abertas, em especial na Semana do Enoturismo, que integra cinco rotas fundamentadas no vinho (aliado à vinha e ao património), na gastronomia e no turismo. A trilogia irá passar por lugares e espaços que vale a pena (re)descobrir desde a região de Lisboa à da Beira Interior, passando pela do Tejo, a do Dão e da Bairrada, a par dos descontos nas quintas, nas adegas, nas caves, nos restaurantes, nas unidades de alojamento e em outros agentes económicos que aderirem a esta acção.

É precisamente no território bairradino onde, nos dias 6, 7 e 8 do mês que se avizinha, decorrem as VII Jornadas de Enoturismo, sob o tema “O Centro de Portugal como Destino” com destaque para o facto do enoturismo ser considerado o pilar da sustentabilidade e da promoção das cinco regiões. O ponto de encontro acontecerá à mesa no Convento de São Francisco, em Coimbra, num jantar que terminará com um debate sobre a relação entre o vinho e a religião.

Os dois dias que se seguem no calendário reservam as manhãs para o debate no emblemático Hotel do Luso, na Mealhada, dividido em quatro painéis que contarão com a participação de oradores e moderadores multidisciplinares e cujos títulos são: “Sustentabilidade”, “Património”, “Enogastronomia” e “Vinho, Saúde e Termalismo”. As tardes serão, por sua vez, marcadas para as idas a espaços de destaque na Bairrada, como a Mata do Bussaco, a Quinta do Encontro, as Caves Messias e as Caves São João.

A iniciativa é organizada por oito entidades: Comissão Vitivinícola da Bairrada, Comissão Vitivinícola da Beira Interior, Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, Turismo Centro de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e Associação Rota da Bairrada. •

+ Semana do Enoturismo / Jornadas do Esoterismo
© Fotografia: Hélder Coelho

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.