Com o sucesso alcançado no ano passado, na sua primeira edição, o Festival (in)Comum lança-se à sua segunda edição, voltando a invadir a Baixa de Coimbra. A Lugar Comum – Associação de Promoção e Divulgação Cultural, em colaboração com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, convida-o a explorar alguns dos espaços de comércio tradicional da cidade, num percurso sob o signo da música independente.
Integrada no programa Noites Temáticas na Baixa de Coimbra 2018, a segunda edição do Festival (in)Comum estender-se por dois dias, englobando showcases acústicos em diversos espaços comerciais e culturais da Baixa de Coimbra, projecções de documentários, Dj sets, um debate e um concerto.
Na primeira tarde do Festival, sexta-feira, 27 de Julho, uma sucessão de seis showcases acústicos (todos com duração média de 20-25 minutos) a cargo de Madalena Palmeirim, Momo e Time For T, orientará um percurso musical através de diversos espaços tradicionais da Baixa de Coimbra. À noite, o claustro do Centro de Artes Visuais acolherá o concerto dos Cassete Pirata, que fecharão o primeiro dia de festival apresentando as suas canções pop num concerto com início previsto para as 21h30.
O segundo dia do Festival retomará o percurso pela Baixa de Coimbra guiado pelos showcases acústicos, com actuações de Filipe Sambado, Madalena Palmeirim, Momo e Time For T. A partir das 14h30m, o Café Santa Cruz receberá Carlos Ramos (director do festival Barreiro Rocks), Luís Ferreira (director artístico do festival Bons Sons e do projecto 23 Milhas) e José Miguel Pereira (responsável pela programação do Salão Brazil, Jazz Ao Centro Clube e Sons da Cidade) para uma conversa sobre programação musical (des)centralizada, os desafios e potencialidades enfrentados em cidades médias e centros históricos.
Após o debate, pelas 16h30, o Café Santa Cruz será o palco para o último showcase do festival, a cargo de Filipe Sambado, numa versão semi-acústica que encerrará o Festival (in)Comum 2018.
Ao longo de todo o festival poderá assistir, no Museu Municipal de Coimbra e na loja de discos Lucky Lux, à projecção dos documentários “Este Povo”,” Barreiro Rock City” (Um guia por Nick Suave) e “Long Way From Home (How did we get here?)”. Também durante todo o festival será possível ouvir DJ sets a cargo de artistas convidados, ao vivo no espaço da Rádio Baixa (com transmissão online em www.radiobaixa.com).
Todos os eventos têm entrada gratuita, limitada à lotação dos espaços. O programa alinhado para melhor organizar a sua agenda:
27/07
Showcases
17h00 – Momo -Coolectiva (R. Quebra Costas, 54).
17h30 – Madalena Palmeirim -Banana Chiclete (R. Arco Almedina, 21).
18h00 – Time For T -Jorge Mendes Tapeçarias (Praça do Comércio, 29).
18h30 – Momo -Gang of Four (R. Visconde da Luz, 72).
19h00 – Madalena Palmeirim -Pinto & Filhos (R. da Louça, 24).
19h30 – Time For T -Hotel Oslo (Av. Fernão de Magalhães, 25).
Concerto
21h30 – Cassete Pirata -CAV -Centro de Artes Visuais (Pátio da Inquisição, 6).
Projecção de documentários
Todo o dia no Museu da Cidade de Coimbra (R. Ferreira Borges, 85) e Lucky Lux (R. do Sargento Mor, 11).
DJ’s
Durante a tarde na Rádio Baixa (R. Eduardo Coelho, 23).
28/07
Showcases
11h00 – Momo -Lucky Lux (R. do Sargento Mor, 11).
11h30 – Madalena Palmeirim -Rádio Baixa (R. Eduardo Coelho, 23).
12h00 – Time For T -Tecidos de Coimbra (R. das Padeiras, 67).
12h30 – Filipe Sambado –Refeitroda Baixa (Terreiro da Erva, Quintal do Prior, 2 e 4).
16h30 – Filipe Sambado -Café Santa Cruz (Praça 8 de Maio).
Debate
14h30 – Programação musical (des)centralizada -Café Santa Cruz (Praça 8 de Maio).
Projecção de documentários
Todo o dia no Museu da Cidade de Coimbra (R. Ferreira Borges, 85) e Lucky Lux (R. do Sargento Mor, 11).
DJ’s
Durante a manhã e tarde na Rádio Baixa (R. Eduardo Coelho, 23).
Não fique em casa e deixe-se levar pelos sons independentes que vão povoar a Baixa da cidade de Coimbra. •