Jazz Ferroviário em Novembro

Em Outubro demos a boa novidade do Ferroviário receber, aos domingos e com entrada livre, o jazz como convidado. O sucesso foi claro e impossível seria não continuar neste mês de Novembro.

A reacção imediata e entusiasta ao primeiro mês de Jazz no Ferroviário são o voto de confiança que precisávamos para dar sequência ao ciclo iniciado em outubro. Não só acreditamos ser a música certa no lugar certo como queremos devolver o jazz às pessoas. Dá-lo, na verdadeira acepção do verbo, já que a entrada é livre e continuará a ser nas tardes de domingo. Acreditamos no jazz enquanto linguagem plural e expressão libertária. E, para isso, contamos com os melhores do nosso lado. Em novembro, o curador e músico João Lencastre convida o trio formado por Bruno Santos/Marta Garrett e Romeu Tristão (dia 4), o Edison Otero Colombian Jazz (dia 11), o Lokomotiv do trio Barreto/Salgueiro/Delgado (dia 18); no dia 25, o Quinteto Bernardo Moreira está “Entre Paredes”, ou seja com a música de Carlos Paredes. Que o jazz esteja também entre vós.” Palavras certeiras de Davide Pinheiro, responsável pela exemplar programação do Ferroviário.

Para a agenda, os concertos que ainda pode ver este mês:
11/11, 18h00 – Edison Otero Colombian Jazz.
18/11, 18h00 – Lokomotiv do trio Barreto/Salgueiro/Delgado.
25/11, 18h00 – Quinteto Bernardo Moreira.

O Ferroviário, como bem sabemos, nasceu oficialmente em 1961, para receber um conjunto de atividades culturais, desportivas e recreativas dos funcionários da CP, mas foi em 2010 que se sagrou como bar/terraço e palco de uma das melhores vistas de Lisboa. Depois de dois anos fechado ao público, o espaço é agora devolvido aos lisboetas com nova gerência, nova decoração, nova programação e nova carta. O renovado espaço, composto dois palcos independentes, terraço ao ar livre com 500m2, bar e sala de espetáculos, é palco de uma nova programação onde se destacam talentos emergentes da cidade, de áreas tão variadas como a música ou o cinema, passando pela fotografia, a pintura, as artes plásticas, a gastronomia, e outros.

A tomar nota de tudo. A ouvir o bom jazz que se toca por cá. •

Ferroviário
© Fotografia: Lokomotiv do trio Barreto/Salgueiro/Delgado, DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .