Concertos Teatro Aveirense

Joana Espadinha e Birds are Indie. Duas noites. Dois concertos a não perder, em Aveiro, neste Fevereiro.

Pensado para dar espaço aos artistas nacionais, o ciclo “Novas Quintas” – que ocupa a Sala Estúdio do Teatro Aveirense – posiciona Aveiro na linha da frente da nova cultura musical emergente. O mesmo acontece com o ciclo “Há Noite, no Estúdio” que, mensalmente, dá palco a projectos musicais, maioritariamente indie-rock, mas também folk, jazz ou lounge, com ligação à cidade ou à região de Aveiro. Em ambos os ciclos, Aveiro e o Teatro Aveirense assumem-se como laboratórios de apresentação dos novos valores da criação musical nacional. Ambos ciclos que tanta falta fazem, em tantas outras cidades.

O ciclo “Novas Quintas”, dedicado à nova música portuguesa, regressa hoje, dia 07 de Fevereiro, pelas 21h30, ao Teatro Aveirense com Joana Espadinha e o seu mais recente álbum: “O Material Tem Sempre Razão”. “Leva-me a Dançar” e “Pensa Bem” são os singles do segundo registo da artista que convidou Luís Nunes (também conhecido por Benjamim) para produzir. Um disco bem pop que mergulha no património da música portuguesa, no legado de vozes como a de Lena d’Água ou Gabriela Schaff, se inspira em artistas como Air, Stereolab, Aimee Man, Feist, nas bandas sonoras francesas e na electrónica sensual dos anos 1960. De lembrar que Joana Espadinha se estreou em 2014 com “Avesso”, afirmando-se como cantora, autora e executante. Ao vivo, no Teatro Aveirense, Joana Espadinha (voz e teclados) vai fazer-se acompanhar por João Firmino (guitarra e voz) e Margarida Campelo (teclados e voz). Mais logo, rume ao Teatro.

Os Birds Are Indie são os convidados de Fevereiro do ciclo “Há Noite, no Estúdio”, e sobem ao palco no próximo dia 28 de Fevereiro, pelas 21h30. Nascidos e criados em Coimbra, formaram-se em 2010 com Ricardo Jerónimo e Joana Corker, a quem se juntou, quase instantaneamente, Henrique Toscano. Banda independente, têm-se afirmado junto do público e da crítica, e tocado por todo o país e por Espanha onde apresentam a sua forma peculiar de estar em palco. Depois de vários EP e três álbuns, lançaram em 2018, pela mão da Lux Records, o longa-duração “Local Affairs” onde, aliada às melodias pop e ao seu habitual intimismo, os Birds Are Indie mostram uma nova faceta, com um pézinho no rock. “Come into the Water” foi o primeiro single retirado do novo trabalho a que se seguiu “Close, but no cigar“.

A tomar nota. A ir, hoje e dia 28. •

+ Teatro Aveirense
+ Joana Espadinha
+ Birds are Indie
© Fotografia: Francisca Moreira.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.