OK OK OK / Gilberto Gil

Agenda de Verão aberta. Abrir no mês de Julho e reservar o dia 19 para ver e ouvir Gilberto Gil no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. Na bagagem, o seu novo espectáculo “OK OK OK”, actualmente em digressão pelo Brasil e que chega à Europa na estação mais quente do ano.

Este aclamado e admirado músico baiano tem o dom de incorporar todos os aspectos da vida quotidiana na sua obra. Para Gilberto Gil, tudo é fonte de inspiração para uma nova canção ou melodia, desde o convívio familiar aos acontecimentos políticos, sociais ou culturais que permeiam o seu tempo. Já cantou sobre a infância, a fé ou a festa, e no mais recente disco de originais, “OK OK OK”, coloca a família, a amizade, a doença e aqueles que o ajudaram a passar por ela, no seu centro, questionando ainda a necessidade de posicionamento que lhe é exigida pela sociedade.

Gilberto Gil apresenta neste concerto, desta nova tour, interpretações do universo particular de “OK OK OK”, a par com o seu repertório de sucessos que são também crónicas da vida e história do Brasil, como “Pai e Mãe” ou “Se eu Quiser Falar com Deus”, temas interpretados com ‘voz e violão’ durante o espectáculo. Em palco é acompanhado por uma banda de 8 elementos (Bem Gil na guitarra, Domenico Lancellotti e José Gil nas percussões e bateria, Bruno Di Lullo no baixo, Danilo Andrade no piano, Diogo Gomes e Thiago Queiros nos sopros, e Nara Gil nos coros), contando ainda com a participação especial da cantora Roberta Sá.

Nas palavras de outro génio da música Brasileira, Caetano Veloso, “O show ‘OK OK OK’ é grande acontecimento musical. A fluência das notas que vêm da cabeça para as mãos de Gilberto Gil atinge cada som da banda. (…) De ‘Pai e mãe’ a ‘Pro dia nascer feliz’, de ‘Lugar comum’ a ‘Avisa lá’, Gil soa no topo mundial da música. Suas novas meditações sobre a velhice e contra as patrulhas ideológicas vêm no nível da genialidade. Banda sabiamente timbrada não precisa perder corpo para deixar a voz suave ser ouvida em toda sua filigrana. É bom ser brasileiro e baiano: a gente pode ouvir um dos melhores shows musicais possíveis no mundo, feito por um irmão próximo e sabiamente polido por seu(s) filho(s) e amigos.

Um concerto a não perder, dia 19 de Julho, pelas 21h00, no CCB, em Lisboa. •

+ Gilberto Gil
© Fotografia: DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.