E se lhe dissermos que Matosinhos vai ser invadido por nomes como Avishai Cohen, Salvador Sobral, Joe Armon Jones – entre outros – e que vai ter ainda exposição inédita (com Jazz a ser a estrela), tudo no mês de julho? Sabíamos que não ía ficar indiferente a esta abertura de nota.
O cartaz do Matosinhos em Jazz 2019 conta com Salvador Sobral, Avishai Cohen e Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Ricardo Toscano, Joe Armon Jones, Orquestra Jazz Matosinhos convida Fay Claasen, Bruno Pernadas, Susana Santos Silva e Inês Pimenta, que marcam presença no alinhamento do festival durante o mês de Julho. No mesmo espaço físico e temporal está patente uma exposição pública em que quatro artistas portugueses recriam capas icónicas do jazz mundial. O festival decorre durante o mês de Julho, todos os sábados e domingos, com atuações sempre às 18h00, mesmo no Coreto em frente à CM Matosinhos.
No fim-de-semana de arranque do festival, dia 06 de julho, o saxofonista Ricardo Toscano é já um nome incontornável da história do jazz nacional. Apesar da tenra idade (25 anos, apenas), o músico destaca-se há muito pelo seu arrojo artístico e visão progressiva do jazz. Junto de elementos como João Pedro Coelho (piano), Romeu Tristão (contrabaixo) e João Lopes Pereira (bateria), o músico tem conquistado palcos e público por todo o país. No dia seguinte, dia 07 de julho, o cartaz destaca a compositora portuguesa Inês Pimenta para apresentação do álbum “Son of Daedalus”.
O pianista britânico Joe Armon Jones, que representa a nova cena jazz que nos chega do Reino Unido tem sido destaque em todo o mundo, é peça fundamental dessa nova vaga, no dia 13 de julho e no dia seguinte – dia 14 – é a vez de Bruno Pernadas apresentar o seu multi-facetado trabalho musical com incursões várias a nível estilísticos que viajam do jazz ao afrobeat passando pela improvisação. No fim-de-semana de encerramento dos concertos no Coreto (não do festival), o Matosinhos em Jazz desafiou e Salvador Sobral aceitou. Um concerto em pleno Coreto no dia 20 de julho para apresentar o mais recente trabalho “Paris, Lisboa”. No dia seguinte, dia 21 de julho, é a trompetista Susana Santos Silva actuar com uma formação que inclui saxofone alto, flauta, piano, contrabaixo e bateria.
O grande encerramento do festival é feito na Praça Guilhermina Suggia, em Matosinhos. “Good Times” Orquestra Jazz De Matosinhos Convida Fay Claasen – dia 26 de julho -, uma voz única que se une numa só entidade sonora com a Orquestra Jazz de Matosinhos numa noite especial.
A última noite do Festival fica a cargo de Avishai Cohen e da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, levando ao palco da Praça Guilhermina Suggia uma das maiores lendas do jazz dos tempos modernos. An Evening With Avishai Cohen And Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música – dia 27 de julho – marca o encerramento de mais uma edição do Festival Matosinhos em Jazz.
No mesmo jardim onde consta o palco do festival (Coreto), está patente uma exposição de artistas, ilustradores, designers e fotógrafo. Braulio Amado, Kruella D’Enfer, Catarina Glam e Pedro MKK são os artistas convidados a recriar uma capa de um disco icónico do jazz mundial. O resultado das interpretações de cada um dos artistas fica exposto no Jardim Basílio Teles, junto à CM de Matosinhos, durante todo o mês de Julho. Entrada livre.
E agora, para facilitar as anotações na agenda, todos os nomes que vão passar por Matosinho em Jazz:
06/07, 18h00 – Ricardo Toscano.
07/07, 18h00 – Inês Pimenta.
13/07, 18h00 – Joe Armon Jones.
14/07, 18h00 – Bruno Pernadas.
20/07, 18h00 – Salvador Sobral.
21/07, 18h00 – Susana Santos Silva.
26/07, 18h00 – “Good Times” Orquestra Jazz De Matosinhos Convida Fay Claasen.
27/ 07 – An Evening With Avishai Cohen And Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
Por fim, as obras recriadas:
Naked City – John Zorn (1990) /// Bráulio Amado.
Lady in Satin – Billie Holiday (1958) /// Kruella d’Enfer.
Brilliant Corners – Thelonious Monk (1957) /// Catarina Glam.
Getz/ Gilberto – Stan Getz & João Gilberto (1963) /// Pedro MKK.
Tudo a não perder, no calor de julho! •