Gaiteiros de Lisboa / “Bestiário”

Hoje, para começar o dia, sonoridades bem nacionais, que sentimos ser da nossa matriz no ritmo, com os veteranos Gaiteiros de Lisboa e seu novo single “Brites de Almeida”.

Os Gaiteiros de Lisboa lançaram o tão aguardado novo álbum no passado dia 05 de abril. “Bestiário” é o sexto disco de originais dos seus quase 30 anos de carreira e teve edição pela Uguru. “Os sopros tradicionais, a percussão e as polifonias vocais continuam no centro, a música ao seu redor continua a ser surpreendentemente moderna, inventiva, viva, contemporânea e ao mesmo tempo intemporal.” Um música que sentimos com passado na espinha dorsal, mas que sabe ser, simultaneamente, contemporânea.

Tudo pode ser atestado com “Brites de Almeida”, o tema escolhido como primeiro single do disco. Com letra de Carlos Guerreiro e música de Carlos Guerreiro e Sebastião Antunes é um tema inédito, mas parece um clássico tradicional só agora reencontrado. Basta ouvir para entender, num segundo, o que lhe dizemos.

Com esta narrativa, os Gaiteiros de Lisboa pretendem desmitificar uma “semi-lenda” da história de Portugal, a de Brites de Almeida (Padeira de Aljubarrota) – que, com a sua pá de padeira, teria matado sete castelhanos que encontrara escondidos num forno – de um tempo em que a verdade histórica era adaptada para exaltar e enaltecer os portugueses como grandes heróis, sobretudo em relação aos castelhanos. Na verdade, quem não se diverte também com estas lendas? Fazem parte do contar da história.

O videoclipe foi realizado por Miguel Veríssimo e protagonizado por Carla Vasconcelos e pelos próprios Gaiteiros de Lisboa. “Filmado num único plano de sequência, pretende, com algum humor, fazer a tradução visual da narrativa da canção usando uma abordagem estética que combina o teatro mediaval e o teatro minimal (inspirado no filme ‘Dogvílle’ do realizador Lars von Trier).

“Bestiário” confirma como os Gaiteiros de Lisboa, trinta anos depois do início e com uma formação nova, continuam a ser “outra coisa”, a habitar o mesmo universo privado alheio a modas passageiras e aberto a tudo o que nele caiba. “Ou seja, os mesmos Gaiteiros de sempre: imprevisíveis, inconfundíveis, imprescindíveis.” Os Gaiteiros de Lisboa são Carlos Guerreiro, Miguel Quitério, Miguel Veríssimo, Paulo Charneca, Paulo Tato Marinho e Sebastião Antunes.

Para os ouvir ao vivo, o próximo concerto agendado é a 20 de julho, no Festival de Músicas do Mundo de Sines, em Porto Covo.

A ter de ouvir e descobrir. •

+ Gaiteiros de Lisboa
© Fotografia: Gaiteiros de Lisboa, DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .