Festival (in)Comum 2019

Aviso a quem estiver pela Lusa Atenas esta semana de julho: A música independente volta a invadir a Baixa de Coimbra.

Depois de duas bem sucedidas edições em 2017 e 2018, o Festival (in)Comum regressa à Baixa de Coimbra. A Lugar Comum – Associação de Promoção e Divulgação Cultural, em colaboração com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, convida a explorar alguns dos espaços de comércio tradicional e de projectos emergentes da cidade, num percurso sob o signo da música independente.

Integrada no programa Noites Temáticas na Baixa de Coimbra 2019, a terceira edição do Festival (in)Comum estender-se-á por dois dias, tendo entrada gratuita para todas as actividades. No horizonte: doze showcases acústicos, projecções de documentários, uma exposição, uma actividade de serviço educativo e um concerto. Nem mais nem menos, um festival à medida.

Durante todo o festival, o espaço da Rádio Baixa será ponto de passagem e viagem no tempo, seja para recordar as primeiras duas edições do festival através das fotografias de Eduardo Gonçalves – selecionadas para a Exposição “Dois anos (in)Comuns” – ou para recuar ainda mais no tempo e regressar aos anos 80 do século XX através do visionamento dos Arquivos Kino-Pop de Edgar Pera.

Na primeira tarde do Festival, dia 26 de julho – sexta-feira, uma série de sete showcases acústicos (com duração média de 20 a 25 minutos) a cargo de April Marmara, Éme, Marinho e Santi Araújo orientará um percurso fluído pela Baixa de Coimbra. O primeiro dia do festival terminará com Joana Espadinha e sua banda, no Salão Brazil, a apresentar “O material tem sempre razão” – concerto com início previsto para as 22h00 e para o qual a reserva de lugar é aconselhada.

O segundo dia do Festival, dia 27 de julho, inclui actividades para miúdos e graúdos: durante a manhã, entre as 11h00 e as 13h00, os mais novos poderão ter um primeiro contacto com a experiência de fazer rádio na Oficina para crianças “Rádio Baixinha”, dinamizada pelo projecto Rádio Quinta das Flores, no espaço da Rádio Baixa. O percurso pela Baixa de Coimbra, guiado pelos showcases acústicos, também será retomado com novas actuações de April Marmara, Éme, Marinho e Santi Araújo.

Reforçamos que todos os eventos têm entrada gratuita, limitada à lotação dos espaços, sendo ainda necessária a inscrição das crianças para a oficina de rádio “Rádio Baixinha”.

Showcases 26/07:
16h30 – April Marmara; Lucky Lux (R. do Sargento-Mor, n.º 11).
17h00 – Éme; Trouxa-Mocha (R. Quebra Costas, n.º 18).
17h30 – Marinho; Rádio Baixa (R. Eduardo Coelho, n.º 23).
18h00 – Éme; Carmina de Matos (Pç. 8 de Maio, n.º 2).
18h30 – Marinho; Gang of Four (R. Visconde da Luz, 72, 1º andar).
19h00 – April Marmara; Atelier 13 (R. do Corvo, n.º 42).
19h30 – Santi Araújo; Hotel Oslo (Av. Fernão de Magalhães, n.º 25).
Concerto
22h00 – Joana Espadinha; Salão Brazil (Largo do Poço, n.º 3, 1.º andar).

Showcases 27/07:
11h00 – Santi Araújo; Cerâmica Antiga de Coimbra (Quintal do Prior, n.º 2, Terreiro da Erva).
11h30 – Marinho; Brancal Lãs (R. Visconde da Luz, n.º 69).
12h00 – Santi Araújo; CoolaBoola Colab (Pç. do Comércio, n.º 50).
12h30 – April Marmara; Trouxa Bicla (Pç. do Comércio, n.º 9).
13h00 – Éme; COMUR Conserveira de Portugal (Lg. da Portagem, n.º 25).
Serviço Educativo
11h30 – 13h00 Rádio Baixinha – Rádio Baixa (R. Eduardo Coelho, n.º 23).

Documentários 26/07 e 27/07:
Arquivos Kino-Pop – Rádio Baixa (R. Eduardo Coelho, n.º 23).
Exposição Dois anos (In)Comuns – Rádio Baixa (R. Eduardo Coelho, n.º 23).

Mais informações e actualizações serão disponibilizadas pela organização na rede social Facebook da Lugar Comum, com link no final desta nota.

Não fique em casa e deixe-se levar pelos sons independentes que vão preencher, e bem, a Baixa da cidade de Coimbra. •

Lugar Comum

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .