Ora nas sonoridades de Smog, ora apenas e só como Bill Callahan, a carreira deste cantautor está mais que afirmada, um fenómeno de culto da música americana que tem regresso agendado para Portugal, neste 2020, com três datas, três cidades: Porto, Coimbra e Lisboa.
No decorrer de uma carreira já longa, e que se divide, como já acima mencionámos, entre os trabalhos que assina a solo e aqueles que assina com o nome Smog, Bill Callahan tornou-se uma referência da música americana e não só, com profundo reconhecimento também aqui, em Portugal.
O músico traz na bagagem o seu último álbum, “Shepherd in a Sheepskin Vest”, editado em 2019, após uma espera de seis anos. Uma coleção de 20 canções, das mais belas que se faz, que figura na lista de melhores álbuns do ano de publicações como a Uncut, Pitchfork, e The Guardian.
A forma como Bill Callahan expressa a música folk e blues é como a de nenhum outro artista; pedaços de retratos, melodias e instrumentos tropeçam e encaixam uns nos outros, criando momentos verdadeiramente humanos. Se não faz parte das suas playlists… Ainda vai bem a tempo de se deixar levar pela música de Callahan e aumentar a qualidade da sua envolvente sonora.
Vamos poder reencontrá-lo em concerto em breve, nos dias 30 de Maio no Hard Club – Porto, 31 de Maio no Convento São Francisco – Coimbra, e 1 de Junho na Aula Magna – Lisboa.
Obrigatório ir. •