RESTAURANTES, TABLE 0

A comer pizza com os pés na areia / Kailua

Eis a novidade deste conhecido espaço de restauração voltado para o mar que banha a praia de Fonte da Telha, onde o saber receber e o sabor dos pratos são pretextos maiores para desfrutar deste ambiente descontraído horas a fio. 


Temos maestro na Fonte da Telha! As pizzas são a boa nova do Kailua, o restaurante que é também bar localizado em Fonte da Telha, no concelho de Almada, com vista privilegiada para o Oceano Atlântico, onde o chef Octávio Franco põe as mãos na massa e dá corda à imaginação ou não fosse a cozinha italiana a sua “praia” e de todo se esquece um dos seus grandes mentores, Michele Bono, chef do restaurante Il Gattopardo, do Hotel Dom Pedro Palace, em Lisboa.

À semelhança dos demais pratos do Kailua, o sabor das pizzas confere a qualidade dos produtos utilizados na sua confecção e a textura da massa denota a dedicação do chef. Sabemos também que o queijo mozarella, da reconhecida marca francesa Maestrella é utilizado em todas as pizzas e supera as expectativas do sensorial.

Fale-se, para já, da pizza de quatro queijos com batata doce ou da pizza rústica, cuja composição tem o queijo de cabra com o referido bastião francês, e que vão ser um sucesso! Seja pelo sabor, seja pela textura, dois fatores aliados à Maestrella a adicionar à qualidade deste produto.


É de aproveitar os dias soalheiros para comer com os pés literalmente na areia


Todas vão entrar no alinhamento da tendência vegetariana da ementa do Kailua, restaurante e bar abertos desde 2013, com uma decoração marcadamente havaiana, onde não faltam as plantas nem o bambu, para ajudar ao ambiente descontraído que Sara e Carlos Coelho, irmãos e proprietários deste espaço, criaram à imagem da praia homónima do Havai. Para Sara Coelho é tão somente um dos mais vibrantes cenários à beira mar que quis transpor do Oceano Pacífico para o lado de cá do Atlântico, desejo associado ao facto de, em tempos, ter desejado ser bióloga marinha e, na fase adulta, ter optado por Gestão Hoteleira. 


Toda a decoração é alusiva ao exotismo havaiano e denota a descontração deste espaço acolhedor em Fonte da Telha


Aparecer a oportunidade de estar à frente de um espaço de restauração em frente ao mar é, por conseguinte, o melhor de dois mundos. Ou não fosse possível comer com os pés literalmente enfiados na areia e sob a sombra dos chapéus de palha exóticos, ou pôr a conversa em dia no interior ou no terraço do Kailua, e embarcar literalmente na viagem gastronómica que a carta do Kailua sugere. Desde as entradas às sobremesas. Todas são de inspiração havaiana e de fusão entre cozinhas exóticas, sem esquecer a tradicional portuguesa, pensadas e preparadas pelo chef Octávio Franco e a sua equipa de cozinha. 


Sara Coelho, proprietário do Kailua, Ana, gerente, Octávio Franco, o chef, e Eva Sequeira, directora do restaurante


O périplo de sabores inclui os pratos típicos havaianos literalmente descontruídos, já que Octávio Franco apresenta, separadamente, sugestões de pokes e bowls, com destaque para o kapalua, que tem o queijo de cabra da Maestrella, além de ceviches e carpaccios, receitas provenientes de outras cozinhas do mundo a somar aos pratos literalmente vegetarianos, dos quais sobressaem o risotto kukaélio com consomé e mistura de cogumelos ou a massa asiática salteada com três variedades de couve, cebola roxa, cenoura, amendoim e lima. 

As opções do mar e da terra são outro roteiro interessante, com particular ênfase para o bacalhau da Islândia servido em filetes e com migas de espinafres, feijão, batata e farinha de mandioca. Sem esquecer as novas pizzas, para saborear com os olhos postos no mar.

Pela tarde, é de ter em conta a lista de tostas, em especial a tosta rústica, também com o referido queijo de cabra. Estas estão disponíveis apenas ao fim da tarde e podem ser acompanhadas por um cocktail, mocktail ou caipirinha, por exemplo, preparadas ao momento no bar do Kailua, onde as boas-vindas e o serviço se destacam pelo desvelo neste que é “o melhor sítio do mundo” para Sara Coelho.

Bon appétit! •

+ Maestrella
+ Maestrella no Facebook
+ Maestrella no Instagram
+ Dreamplus
+ Dreamplus no Facebook
+ Dreamplus no Instagram
© Fotografia: João Pedro Rato

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

You Might Also Like

No Comments

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.