São cinco as datas que trazem Arnaldo Antunes a Portugal. A primeira paragem é no Porto, no Festival NOS PRIMAVERA SOUND, seguindo-se passagem pelas cidades de Coimbra, Serpa e Lisboa, para apresentar o seu último disco “Lágrimas no Mar”, acompanhado pelo pianista Vitor Araújo.
Quando nos inícios de 2020, Arnaldo Antunes convidou o pianista Vitor Araújo para preparar o concerto de lançamento do seu novo disco, não imaginava ele que desse encontro nasceria um novo álbum. Porém, eis que do encontro certeiro sai “Lágrimas no Mar”, editado no final de 2021, e que é o fruto intimista do diálogo entre os dois músicos.
De um lado, o veterano cantor, poeta e compositor, também conhecido de projetos como “Tribalistas” ou “Titãs”. Do outro, o jovem virtuoso e eclético pianista do Recife, autor de “Levaguiã Terê” (2019) ou “A/B” (2012). O encontro dos dois músicos começou em 2020, com a preparação do concerto de lançamento de “O Real Resiste” – álbum de originais que Arnaldo Antunes editou nesse ano. Desses ensaios nasceu um diálogo tão profícuo que os dois músicos decidiram criar um espetáculo apenas com voz e piano, uma experiência inédita para ambos. A pandemia cancelou a estreia, em março de 2020, mas não a partilha, uma vez que o espetáculo foi apresentado em setembro desse ano, no aniversário dos 60 anos de Arnaldo Antunes, em formato online. As afinidades eram óbvias e surpreendentes, o que os fez avançar para a gravação de um álbum.
A apresentação do álbum chega agora a Portugal, antecipando um espetáculo que é o resultado da empatia e da afinidade artística que os dois músicos partilharam nos últimos dois anos.
10/06 – NOS Primavera Sound (com banda completa), Porto.
18/06 – XIX Encontro de Culturas (+ Vitor Araújo), Serpa.
19/06 – Convento São Francisco (+ Vitor Araújo), Coimbra.
20/06 – Teatro Maria Matos (+ Vitor Araújo), Lisboa.
A tomar nota na sua agenda de junho. •