O piano volta a estar em destaque na Temporada Gulbenkian Música com mais um Festival Pianomania. Ao longo de seis dias, o Grande Auditório irá receber alguns dos maiores pianistas da atualidade, como Arcadi Volodos, Gabriela Montero, Andreï Korobeinikov, Nelson Goerner e Denis Kozhukhin.
O piano é, sem margem para dúvidas, um dos instrumentos mais amados do público, um instrumento que tantos hipnotiza com os dedos esguios que lhe correm as teclas e, nas temporadas da Gulbenkian Música, tem sempre o seu lugar de destaque. No próximo dezembro, que está mesmo ao dobrar da esquina, no Grande Auditório da Gulbenkian, são seis os concertos alinhados com pianistas de prestígio internacional. Garantidamente, imperdível!
Denis Kozhukhin
08 e 09/12, 20h00 e 19h00, Grande Auditório.
O talentoso pianista Denis Kozhukhin junta-se à Orquestra Gulbenkian, sob a direção de Giancarlo Guerrero, para interpretar o Concerto para Piano e Orquestra de Schumann, antecipando a emocional 5.ª Sinfonia de Mahler.
Nelson Goerner
10/12, 18h00, Grande Auditório.
Ao vencer o prestigiado concurso Liszt, Nelson Goerner revelou logo desde cedo a sua extraordinária relação com a obra do compositor húngaro. No Grande Auditório, Goerner irá interpretar a Sonata em Si menor de Liszt e as célebres Ballades de Chopin.
Andreï Korobeinikov
11/12, 18h00, Grande Auditório.
Exímio intérprete e vencedor de vários prémios, Andreï Korobeinikov, apresenta-se em recital com um repertório abrangente, que inclui obras de Beethoven, Scriabin, Messiaen e Schumann.
Gabriela Montero
12/12, 20h00, Grande Auditório.
Sobre a pianista venezuelana Gabriela Montero, o New York Times escreveu: “um ritmo cintilante, um poder vigoroso nos momentos de clímax, um lirismo elevado nas passagens mais densas (…)”, palavras que poderemos comprovar em breve, num recital com obras de Bach, Chopin, Prokofiev e Schumann.
Arcadi Volodos
13/12, 20h00, Grande Auditório,
O virtuoso pianista apresenta dois compositores que lhe são especialmente caros. Scriabin, cujas criações dizem ser “o retrato fiel e indissociável da sua evolução mística”; e Mompou, com o qual irá prestar homenagem à lendária pianista Alicia de Larrocha.
A colocar na sua agenda clássica. •