Uma lição de vinhas velhas por António Boal e Costinha

A Vinha do Professor é um tinto feito a partir de cachos de uvas vindimadas em videiras com mais de seis décadas. Uma espécie de literatura vínica a saborear no copo e património que também dá corpo ao Segredo 6.

“Havia um professor que queria que eu comprasse a vinha”, começa por contar António Boal, responsável pela Costa Boal Family Estates. A sabedoria, determinante na preservação de vetustas videiras, é reconhecida pelo homem que é rosto e cérebro desta empresa familiar. A cartilha é igualmente aceite por Costinha, que, durante épocas, ostentou, no relvado, o n.º 6 na camisola pelo Futebol Clube do Porto e a Selecção Nacional. Ambos são a alma da 2CC Produção de Vinhos.

Tamanho património ocupa 4,5 hectares em Mirandela, Trás-os-Montes. São vinhas com 68 anos. Apesar da pouca produtividade, apresentam uma enorme concentração de compostos aromáticos e de taninos, características que tornam este vinho especial. Os atributos são marcantes neste Vinha do Professor Grande Reserva tinto 2020, edição limitada disponível em trio de garrafas de 0,75 litros, num estojo exclusivo (€675), perfeito para saborear cada uma com tempo. Ao todo, há 1248 garrafas divididas por 416 estojos.

A singularidade desta vinha não fica por aqui. As uvas, de várias castas, são submetidas a três vinificações, consoante a proveniência, ou seja, se são vindimadas na planície, na encosta ou no vale. Some-se a primeira edição do Segredo 6, um tinto da colheita de 2019 disponível em 600 garrafas e apresentado há um ano pela dupla António Boal e Costinha . 

Agora chega a vez da segunda edição do Segredo 6 Cuvée tinto da colheita de 2020. São apenas 333 garrafas magnun (1,5 litro), “porque gosto e partilhar o vinho com os amigos”, justifica Costinha, além de que, assim, “o vinho sai com um potencial brutal”. Segredos à parte, o estágio é feito em barrica nova de carvalho francês de “tanoaria nacional”, reforça António Boal. 

Embora o epicentro desta dupla vínica estar localizada em Trás-o-Montes, Francisco Costa não esconde o entusiasmo de vir a ter uma vinha no Alentejo. Fiquemos a aguardar por eventuais novidades. Até lá, brindemos!

+ 2CC
© Fotografia D.R.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.