Depois de, no passado mês de abril, ter lançado “Balada da Despedida” com o rapper RUZE, João Farinha, uma figura de referência (e que escusa apresentações) no Fado de Coimbra, lançou no passado dia 21 de junho o seu novo single intitulado “A Conta Que Deus Fez”. Este tema, que dá também nome ao seu próximo disco, promete surpreender o público com uma abordagem mais ligeira e descontraída, um desvio bem-vindo da sonoridade que tradicionalmente está associado ao artista. O disco tem edição prevista para setembro deste 2024.
Se no início da primavera brindava os seus seguidores com um convite assaz inesperado e invulgar ao rapper RUZE e com ele renovou a tão conhecida “Balada da Despedida” de Fernando Machado Soares e Francisco Bandeira de Mateus, agora volta a repetir a dose de supresa num registo q.b. diferente ao que lhe reconhecemos.
“A Conta Que Deus Fez” é uma criação do talentoso Tiago Machado, reconhecido por temas icónicos de Mariza como “Ó Gente da Minha Terra” ou “O Melhor de Mim”. A canção distingue-se não só pela sua linguagem leve, mas também pela sua composição única: a letra é formada pelos títulos das músicas que integram o novo álbum de João Farinha oferecendo assim aos ouvintes um vislumbre do que esperar do álbum completo.
Além disso, a canção desafia o ditado popular de que “3 é a conta que Deus fez”, apresentando uma nova perspetiva ao sugerir que qualquer número pode ter significado e importância pessoal, como os 10 temas que compõem este disco. Esta abordagem reflexiva e inclusiva convida o público a repensar as suas próprias crenças e a encontrar beleza em diversas formas e quantidades.
O single é acompanhado de um videoclipe realizado por Tiago Cerveira, que também dirigiu a “Balada da Despedida”. Este novo vídeo conta com a colaboração da DNA Dance N’Arts School da Associação Cultural 8 Tempos através da participação dos bailarinos Bárbara Almeida e Lucas Mariz, e coreografia de Teresa Gouveia. Esta junção entre a música e a dança, num cenário de uma casa deslumbrante, promete oferecer uma experiência visual e artística única enriquecendo ainda mais o impacto do single.
Com este lançamento, João Farinha não só mostra a sua versatilidade como artista, mas também a sua capacidade de inovar e de se reinventar dentro do panorama musical.
“A Conta Que Deus Fez” vai-nos chegando na forma daquilo que promete viro a ser um marco no percurso da carreira do fadista, preparando o terreno para um álbum que certamente marcará o ano de 2024, com uma lufada de mudança no Fado de Coimbra (algo que João Farinha há um tempo que já vem a traçar e a mostrar).
Concertos já anunciados:
27 setembro – TBA, Coimbra.
06 outubro – Casa da Música, Porto.
Para ficar atento a estes novos caminhos sonoros de João Farinha. No ar, dois singles enquanto não nos chega o álbum completo, com o selo da Antena 1. •