José Avillez e Javier Corso desafiam a “comer com os olhos”

Diz o velho ditado que “os olhos também comem”, mas o chef português e o fotógrafo espanhol levaram o tema mais além.

O olhar é na maioria das vezes o primeiro sentido a ser estimulado perante um prato. Com a grande difusão da fotografia de comida nas redes sociais é, muitas vezes, o único. Quantos milhões de pessoas já terão visto e comentado pratos do chef José Avillez sem nunca os comer? Muitos, com certeza. 

Este é um fenómeno dos dias que correm: um prato chega à mesa de um qualquer restaurante – se for da moda melhor – e não é no talher que os comensais agarram primeiro, mas sim no smartphone. Sente-se o alvoroço de procurar o melhor ângulo, encontrar a luz perfeita e, não raras vezes, alguém agarra no prato e percorre o restaurante à procura do local perfeito, não para comer, mas para fotografar. Entretanto, o prato arrefeceu e já se foi um boa parte de aromas e sabores. Mas que importa isso ao lado do potencial de “likes” nas redes sociais?

Não sendo a culpada, a grande preocupação estética com o empratamento que a cozinha moderna trouxe terá aqui uma boa dose de responsabilidade. Se pensarmos em muitos dos pratos de cozinha tradicional portuguesa, poucos são fotogénicos ou “instagramáveis”, como agora se diz.

Este é o lado visual. Mas onde estão os elementos por trás da criação de cada prato?

A inspiração e os ingredientes

Foi com base nestes pressupostos que a chef Begoña Rodrigo, do restaurante La Salita localizado em Valência, e o fotógrafo Javier Corso criaram uma harmonização fotográfica, provavelmente, a primeira da história. Este projeto nasceu de uma campanha publicitária da marca Xiaomi para divulgar o poder da câmara Leica, instalada no Xiaomi 14 Ultra, mas foi para lá da comunicação comercial, para se tornar um estudo científico, aprovado pela Universidade Politécnica de Valência e liderado por Purificación García, investigadora e co-fundadora da Food Design.

A equipa de investigadores publicou recentemente um estudo, cuja conclusão foi a seguinte: “para além dos sentidos do paladar e do olfato, o impacto visual gera muitas expectativas e influencia a forma como percebemos o sabor e a textura dos alimentos”. De acordo com este estudo, “começamos a comer com os olhos“, fundamentando, assim, o desenvolvimento da campanha promovida pela Xiaomi.

No projeto “Comer com os olhos”, a pesquisa procurou compreender como a ligação entre pratos de alta cozinha e narrativas visuais intensifica emoções e aprofunda a compreensão das ideias dos chefs. Os resultados sugerem que os nossos sentidos, especialmente a visão, desempenham um papel essencial na nossa experiência e prazer alimentar. Estas descobertas sublinham a importância da estética na culinária, destacando a relevância crescente de se “Comer com os olhos” e confirmando, deste modo, esta premissa.

Os pairings fotográficos de Valência a Lisboa

Para a chef Begoña Rodrigo e o fotógrafo Javier Corso, o ponto de partida para o tema desenvolvido foi o artesanato local, tendo como resultado um menu de sete momentos harmonizados com 28 fotografias (quatro por momento). O menu “Comer con los ojos” , disponível no La Salita (€300 por pessoa, incluindo harmonização de vinhos e fotografia), junta sete criações gastronómicas com sete histórias de artesanato .

As criações de José Avillez e as fotografias de Javier Corso

Em Portugal, o chef escolhido foi José Avillez, que desafiou Javier Corso a perder-se na cidade de Lisboa. Assim o fez. Deambulou pelas ruas, desde as margens ribeirinhas até às ruelas íngremes do Bairro Alto, captando “a alma vibrante da cidade através da lente do novo Xiaomi 14 Ultra. Cada fotografia retrata uma parte da jornada, desde os reflexos dourados nas colinas, até às vielas pitorescas do Bairro Alto, destacando não apenas a tradição e a inovação, mas também o fator humano que pulsa nas ruas de Lisboa”.

Por seu lado, o chef José Avillez selecionou um dos seus pratos emblemáticos composto por quatro criações, que refletem a inovação característica do Belcanto. Este foi harmonizado com quatro fotografias, antecipadamente colocadas na mesa, para complementar o serviço e reforçar a inspiração associada à cidade de Lisboa.

Todas as imagens apresentadas em “Comer com os olhos” foram captadas com o novo Xiaomi 14 Ultra, que vai para além de um smartphone, como explica Javier Corso: “deixei de pensar nele como um smartphone, que tira fotografias, para passar a pensar nele como a câmara mais pequena que alguma vez tive“.

Estas experiências fotogastronómicas continuarão por outras regiões de Espanha.

Xiaomi patrocina o Guia Michelin

Durante a apresentação da campanha em Lisboa, que decorreu no Belcanto, restaurante com duas estrelas Michelin, situado no Chiado, bem no centro da capital portuguesa, Tiago Flores, Country Director da Xiaomi em Portugal, explicou que  “a campanha ‘Comer com os olhos’ enquadra-se no patrocínio da Xiaomi ao Guia Michelin para as edições de 2025 e 2026. É neste território que nos propomos a mostrar que a gastronomia é diretamente impactada pelo estímulo visual e que, ao juntar fotografias captadas pelo Xiaomi 14 Ultra como parte da harmonização de um prato, estamos a criar uma nova experiência. Esta colaboração com o chef José Avillez representa a constante procura da marca pela inovação e a excelência que são a base para o desenvolvimento de produtos como o Xiaomi 14 Ultra, feito em parceria com a Leica e revolucionário na fotografia mobile”.

A cidade de Múrcia, na vizinha Espanha, será palco da Gala de apresentação do Guia Michelin Espanha 2025, que terá lugar no próximo dia 26 de novembro, no Auditório Víctor Villegas. O coordenador gastronómico do evento será Pablo González-Conejero, chef do restaurante Cabaña Buenavista, em Múrcia, com duas Estrelas Michelin. Em relação à 2ª edição da gala portuguesas, aguardam-se novidades em relação à data e à localização.

© Fotografias do La Salita João Pedro Rato

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .