FEMINA é um disco incontornável da história da música portuguesa contemporânea e um marco na carreira de The Legendary Tigerman. Volvidos 15 anos do seu lançamento, Paulo Furtado repetiu a proeza de juntar várias mulheres talentosas em três palcos no passado mês de Abril: Casa da Música (Porto), Convento S. Francisco (Coimbra) e CCB (Lisboa).
Do último concerto, no Centro Cultural de Belém (CCB), nasceu esta edição gravada ao vivo, na qual participam Maria de Medeiros, Cláudia Efe, Rita Redshoes, Pheobe Killdeer, Sara Badalo, Helena Coelho e Ray, revisitando as canções do álbum original e acrescentando algumas surpresas.
«O FEMINA é um dos discos mais importantes da minha carreira, um disco de canções que vivem seguras por arames, quase despido de arranjos e artefactos e um dos que, para mim, melhor envelheceu.
Redescobrir, como tocar estas canções, com a companhia do Mike Ghost e da Sara Badalo, nos concertos de celebração dos 15 anos foi um processo de reinvenção maravilhoso.
Voltar a partilhar o palco com a Maria, a Cláudia, a Rita e a Phoebe foi um sonho. Perceber que a Helena e o Ray cabem neste universo que no fundo se resume ao registo de faíscas musicais entre duas almas foi revelador.
Desde o início fez-me sentido gravar estes concertos e guardar esses instantes.
Cada um dos três espetáculos foi único e especial, mas acabou por ser o do CCB que reuniu a energia e conexão que quis transportar para esta edição.
Acho que este concerto foi fiel ao espírito do FEMINA, foi fiel ao momento, ao inesperado, ao erro, à arte e a esta fase da minha vida.
Amei cada minuto desta noite em palco, e escolhi os melhores para imortalizar em disco.
Ele está aí, para vocês. É vosso. Espero que vos faça felizes.» partilha Paulo Furtado, aka Mr Tigerman.

Fiel ao espírito de Femina, ficou disponível em pré-venda em vinil no passado dia 05 de novembro e em countdown no Spotify a gravação assim eternizada de três noites de celebração de um álbum que não pordemos negar: é ímpar e imprescindível na história da música portuguesa.
Uma boa prenda para colocar na lista de Natal deste ano: música nacional, incontornável, de Mr. Tigerman. •


