Depois dos memoráveis concertos de 2025 em Lisboa e Ovar, e da passagem fulgurante pelo Misty Fest em 2022, Tigran Hamasyan regressa à Casa da Música no Porto para apresentar o seu novo e ambicioso projecto.
Neste trabalho, o compositor arménio vai, como é seu hábito, buscar inspiração às suas raízes folk, adicionando à sua típica sonoridade a intensidade do rock progressivo, a riqueza vocal, as variações do jazz e as texturas electrónicas.
Em palco, Hamasyan será acompanhado por músicos de excepção: Marc Karapetian no baixo e uma impressionante secção rítmica que inclui Matt Garstka, Arthur Hnatek, Arman Mnatsakanyan e Nate Wood, entre outros. Colaboram ainda neste projecto o violoncelista Artyom Manukyan, o trompetista Daniel Melkonyan, o guitarrista Nick Llerandi e o Coro de Câmara Estatal de Erevan, dirigido por Kristina Voskanyan.
Gravado entre Erevan, Atenas, Moscovo e Los Angeles,Manifeste é uma declaração musical de transcendência e transformação, onde o piano de Hamasyan descobre novas dimensões cinematográficas. Um ritual sonoro que se desdobra desde o meditativo Prelude for All Seekers até ao poderoso National Repentance Anthem.
A crítica internacional tem apontado Manifeste como um dos discos mais arrojados e espiritualmente intensos da carreira de Hamasyan: um verdadeiro manifesto sonoro onde o humano, o digital e o sagrado se entrelaçam.
O regresso está marcado para dia 21 de abril de 2026, pelas 21h00, na Casa da Música, no Porto. A colocar na sua agenda de primavera do próximo ano. •


