Agenda 2026

Notas rápidas do que se pode ir vendo e fazendo ao longo deste ano de 2026. Uma agenda em constante actualização…

MARÇO 2026

música / The Divine Comedy

The Divine Comedy atuam em Portugal a 08 e 09 de março 2026. Os espetáculo estão agendados para a Aula Magna (Lisboa) e Casa da Música (Porto), respetivamente, e farão parte da digressão do 13.º álbum, “Rainy Sunday Afternoon”.

Gravado nos estúdios Abbey Road, o novo álbum foi composto, produzido e tem arranjos de Neil Hannon, mais conhecido como o compositor e força motriz por trás dos The Divine Comedy. O disco abrange, de forma requintada, o vasto leque de emoções do vocalista da banda: tristeza, alegria, ira e tudo o que está pelo meio. Uma audição de “Rainy Sunday Afternoon” será certamente um tónico para estes tempos turbulentos. Ouve-se o disco por duas ocasiões e o vício está instalado.

Depois de 13 álbuns editados e o seu pop orquestral de marca registada, letras inteligentes e espetáculos ao vivo lendários, transformaram Neil Hannon e The Divine Comedy numa espécie de tesouro nacional. É absolutamente a não perder, em 2026.

+ The Divine Comedy / © Fotografia: DR.


JANEIRO 2026

enoturismo / IV Encontro Nacional dos Profissionais de Enoturismo

O Iscte Executive Business Education, em Lisboa, recebe no dia 29 de Janeiro, a quarta edição do Encontro Nacional dos Profissionais de Enoturismo (ENPE), um evento que reúne especialistas, empresas e entidades institucionais para discutir o futuro e os desafios de um sector em franco crescimento.

Organizado pela Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) o encontro tem como objetivo promover a formação, o networking e a partilha de boas práticas. Este ano o foco está em temas como o factor humano na sustentabilidade, a digitalização e o impacto da Inteligência Artificial no negócio do vinho e do turismo. 

Programa completo


leitura / Ler Teatro com Ciência

No primeiro Ler Teatro com Ciência de 2026, a Marionet propõe a peça “Insignificance“, do dramaturgo britânico Terry Johnson.
Depois de traduzida para português, no âmbito do Projeto de Tradução Colaborativa, o texto de “Insignificância” será lido em conjunto, no dia 21 de janeiro, no espaço desta companhia de teatro, que foca o seu trabalho em vários dos cruzamentos possíveis entre as ciências e as artes performativas.

Este será o 29.º dos encontros regulares organizados pela Marionet que, a cada dois meses, vem reunindo um crescente número de pessoas interessadas em conhecer, ler e debater, num contexto informal, diversas peças de teatro com tema científico. No caso da próxima leitura, a ação passa-se num quarto de hotel, em Nova Iorque, no ano de 1953, onde se encontram quatro ícones da era Eisenhower – Marilyn Monroe, Albert Einstein, Joe DiMaggio e o senador McCarthy.
Como sempre, as inscrições nesta iniciativa são gratuitas, podendo ser feitas, por quem pretenda ler ou apenas assistir, através do seguintes contactos: ler@marioneteatro.com  / 931 671 163.

21 de janeiro, às 18h00, Marionet na Rua Carlos Seixas n.º 277, Coimbra.
Marionet  / © Fotografia (pormenor): Francisca Moreira.


documentário / SalatinasHistórias da Velha Alta de Coimbra

Há muita Coimbra por contar. Com a política de reabilitação urbana no centro histórico na ordem do dia, quando se celebra meio século de Liberdade, rebobinamos e revemos a destruição de parte da Alta de Coimbra às mãos do Estado Novo. 

Resgatamos uma das memórias mais brutais da cidade e seguimos o rasto dos Salatinas, a comunidade que habitava nessa zona da cidade, e da importante – mas desconhecida – história da demolição do núcleo histórico para dar espaço à visão renovadora de Salazar: a Cidade Universitária.

Este documentário começou a ser pensado e produzido na primavera de 2023, na sequência de uma reportagem premiada e dada a urgência de captar em vídeo os poucos Salatinas ainda vivos. Foram sendo recolhidos testemunhos, depoimentos de especialistas, material inédito e banda sonora original.

Um documentário de: Filipa Queiroz, Rafael Vieira, Tiago Cerveira com banda sonora original de Gonçalo Parreirão. Duração aprox.: 01h30. A entrada gratuita com levantamento obrigatório de bilhete. No final da exibição do documentário haverá uma conversa com os autores do documentário.

Dia 10 de janeiro, 21h30, Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra.
+ TAGV


música/ Salvador Sobral + First Breath After Coma

Depois de uma residência artística intensa, resultado do desafio lançado pela Casa Varela em novembro de 2024, no âmbito do projeto a 4.ª parede em Pombal, que culminou em dois concertos esgotados no Teatro-Cine da cidade, a obra “A Residência”, criado por First Breath After Coma e Salvador Sobral, vai chegar ao Teatro Maria Matos.

O projeto nasceu em novembro de 2024, quando os cinco elementos dos First Breath After Coma Salvador Sobral se reuniram na residência artística de Pombal. Durante duas semanas de criação intensa, partiram do zero para compor temas originais que deram forma a um concerto inédito. Salvador Sobral descreveu a residência como “uma experiência de liberdade criativa que não tinha sentido antes”, enquanto Roberto Caetano, vocalista dos FBAC, destacou a naturalidade com que Salvador se integrou no grupo, tornando-se rapidamente “um dos nossos”.

Dessa convivência intensa surgiu “A Residência”, um espetáculo que recria em palco a intimidade de uma sala de ensaios – um espaço simbólico de criação, convívio e partilha. Todos os músicos tornaram-se parte de um mesmo coletivo. A colaboração entre First Breath After Coma e Salvador Sobral não se esgota em palco: os músicos preparam também a edição de um disco que dará continuidade a este encontro artístico raro. A não perder, no próximo janeiro de 2026!

Dias 13 e 14 de janeiro de 2026, 21h00, Teatro Maria Matos, Lisboa.
+ Salvador Sobral / + First Breath After Coma / + Casa Varela Pombal / + Teatro Maria Matos / + Omnichord


Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui