A segunda edição do Sangue na Guelra está de volta a Lisboa, para mostrar, uma vez mais, quão talentosos são os jovens sous-chefs, dentro e fora de portas. Ao todo são mais de uma dezena os que vão surpreender os mais exigentes comensais, num evento com três momentos distintos e que reúne os três melhores restaurantes do mundo, segundo o World 50th Best, da revista Restaurant. Entre 5 e 7 de abril.
Para o amuse bouche, Ana Músico e Paulo Barata, os mentores do único festival que concede protagonismo aos sous-chefs da cozinha do mundo, preparam o primeiro simpósio do Sangue na Guelra, agendado para as 14.30 horas, do dia 5 de abril, no auditório do Peixe em Lisboa – evento dedicado aos peixes e mariscos da nossa costa, a decorrer entre 3 e 13 de abril. O tema: “Os produtores e os produtos”, com particular destaque para outro assunto importante na ordem do dia: Sutentabilidade. Segue-se o showcooking, a entrada dos chefs, às 18 horas. O desafio: Cozinhar o polvo. Dar as conhecer os truques que resultem, de vez, na cozedura do polémico molusco que tantas dores de cabeça já causaram a quem tanto gosta de cozinhar. As inciativas estão abertas aos visitantes do Peixe em Lisboa.
Nos dias 6 e 7, o chef Nuno Barros abre as portas da sua 1300 Taberna, no Lx Factory, para duas experiências únicas servidas como prato oriundo das nossas águas: Dois jantares elaborados por jovens talentos da cozinha nacional e internacional cujos menus são protagonizados por peixes e mariscos da costa portuguesa. O primeiro conta com a presença e a primazia dos sous-chefs Nacho Baucelles e Hernan Luchetti (El Celler de Can Roca, de Girona, Espanha, com 3 estrelas Michelin e n.º 1.º na lista do World 50th Best), e João Oliveria (The Yetman, em Gaia, com 1 estrela Michelin), e do chef Alessandro Negrini (Il Luogo Aimo e Nadia, de Milão, Itália, com 2 estrelas Michelin). O convidado especial é o chef de pastelaria Carlos Fernandes (Martin Berasategui, de Tenerife, Espanha, com 2 estrelas Michelin). O segundo tem as mãos dos sous-chefs Leonardo Pereira (Noma, de Copenhaga, Dinamarca, com 2 estrelas Michelin e o n.º 2 do World 50th Best) e Sven Wassmer (Focus, Suiça, com 2 estrelas Michelin), o chef João Simões. O convidado especial é o chef de pastelaria Francisco Gomes (Pastelaria Colonial, Barcelos). A harmonização é feita com vinhos nacionais eleitos pelos sommeliers João Chambel (Vestigius Winebar) e Rodolfo Tristão (1300 Taberna). A gourmets e gourmands recomenda-se a reserva com pagamento antecipado (100 euros por pessoa) através de reservas@sanguenaguelra.com ou do 965 777 623.
Mas há mais! Um novo conceito: Origens. O regresso às origens do festival, marcado por dois jantares especiais, para apenas 20 pessoas, e pelo regresso a Lisboa de dois sous-chefs. O primeiro acontece dia 4 de abril, no Kiss The Cook, com Yoji Tokuyoshi, do Osteria Francescana, em Modena, Itália, com 3 estrelas Michelin e o terceiro no World 50th Best. O segundo, no dia 10, acontece na Mercearia 1143, com Leandro Carreira, que esteve no Viajante, em Londres, Inglaterra, com 1 estrela Michelin. Ambos os repastos têm início às 20 horas (60 euros por pessoa) e são para reservar através do 925 777 623.
Agora só falta marcar na agenda. Bom apetite! •
+ Sangue na Guelra