As memórias de Armindo Cardoso / Castro Verde

“Os olhos da memória” é o registo fotográfico de Armindo Cardoso do Portugal do período pós-25 de abril. Uma exposição que capta o retrato do país entre os anos 1975 e 1980, com inauguração agendada para as 18 horas do dia 23 de abril, em Castro Verde, no âmbito da XXIV Primavera no Campo Branco e das Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril.

A visitar até 23 de maio, de segunda a sexta, das 9 às 19 horas, e aos sábados, das 15 às 18 horas, no Fórum Municipal de Castro Verde.

Fotógrafo português, Armindo Cardoso (Porto, 1943) documentou momentos decisivos da história, entre os quais contam-se os registos das convulsões sociais e políticas no Chile, antes e após o atentado a Salvador Allende, bem como os hábitos e costumes dos índios Mapuches – o convívio nos campos, o comércio dos seus produtos – e os momentos que antecediam os rituais das Machi, as curandeiras deste povo indígena da região centro-sul do país. Após a fuga do Chile, em 1973, o país onde deixou enterrados os seus negativos, que foram recuperados mais tarde, retratou Portugal após a revolução de abril de 1974. •

© Fotografia: Armindo Cardoso