A artista e arquiteta portuguesa Cristina Rodrigues exibe três instalações de arte contemporânea de grande escala na Catedral de Manchester.
Pela primeira vez na história da Catedral de Manchester, no Reino Unido, é hasteada a bandeira de Portugal. No interior do edifício histórico está patente a obra de Cristina Rodrigues, sob o título “Mulheres do meu pais”. Uma exposição que celebra a tradição, a vida das mulheres e o seu papel na sociedade através de “A manta”, “A rainha” e “Enlightenment”. A primeira, mais icónica da artista, é feita de adufes unidos com coloridas fitas de seda entrançadas e renda portuguesa; a segunda representa a homenagem ao sublime na mulher, que a leva uma tentativa constante de aperfeiçoamento e de evolução interior; a terceira, a mais recente criação, interpreta a dicotomia entre o belo e o sublime.
As instalações de arte concedem, assim, uma nova identidade artística a objetos esquecidos no tempo e, ao mesmo tempo, refletem as suas origens portuguesas. Um trabalho que resulta do desafio das comunidades rurais portuguesas em declínio e da consequente perda das tradições locais.
Relembramos que a exposição da artista e arquiteta portuguesa, aberta ao público desde o passado dia 3 de julho até 21 de setembro de 2014, na Catedral de Manchester, e com curadoria de Paulo Longo, já passou pelo Museu Nacional de Arqueologia, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, de setembro a janeiro último, e na Zweigstelle Berlin, em março. A entrada é gratuita. Há, portanto, boas razões para incluir a majestosa catedral no roteiro da próxima viagem a terras de Sua Majestade. •
+ Cristina Rodrigues
© Fotografia: RezaKio