O roteiro de Joana Vasconelos pelo mundo

Viana do Castelo, por cá, Melbourne, na Austrália, São Paulo, no Brasil, Milão e Nápoles, em Itália, e Paris, em França, são as cidades a que se destinam as peças de Joana Vasconcelos. Razões de sobra para o atelier da artista plástica portuguesa estar em grande azáfama.

Começamos pela Melbourne Art Fair, do outro lado do mundo, que decorre entre os próximos dias 13 e 17 de agosto, onde a artista plástica está representada pelas Pearl Lam Galleries, assinalando o início da parceria entre Joana Vasconcelos e as galerias sediadas em Xangai, Hong Kong e Singapura.

Em Portugal, ocupa o lugar de presidente da Comissão de Honra da Romaria da Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo, para onde leva a obra Coração Independente, a visitar no Centro Cultural de Viana do Castelo de 20 a 24 de agosto.

Do outro lado do Atlântico, São Paulo acolhe obras de Joana Vasconcelos em dois lugares diferentes. O Centro Cultural Banco do Brasil recebe A Noiva exibida, pela primeira vez, no Brasil, no âmbito da exposição “Ciclo”, com curadoria de Marcello Dantas, a qual celebra os cem anos da criação dos primeiros ready-made por Marcel Duchamp, entre 23 de agosto e 27 de outubro. Por sua vez, a Cidade Matarazzo é agraciada por dois novos trabalhos: Valquíria Matarazzo e Piano Dentelle #2. Ambos integram “Made by… Feito por brasileiros”, uma mostra com lugar marcado no antigo Hospital Matarazzo que, após 20 anos de inatividade, recebe obras de cerca de dem artistas contemporâneos de vários países, para visitar de 9 de setembro a 12 de outubro.

Milão é a cidade que se segue, com uma nova obra da série Valquírias revestida de tecidos e peças de vestuário Marina Rinaldi, combinados com técnicas artesanais que a caracterizam, além das icónicas Marilyn, Coração Independente e Carmen. A mostra acontece por ocasião da apresentação da coleção Marina Rinaldi – primavera/verão 2015, no Palazzo Bocconi, no próximo dia 19 de setembro, inserida na Fashion Week.

Em outubro chega a vez de Paris. A capital francesa recebe Microvalkyrie, a nova obra criada por Joana Vasconcelos para a exposição “Chapeau! Hommage à Robert Filliou”, concebido por Raphael Cuir, que desafiou 14 artistas a criar uma obra a partir de um chapéu de côco. A mostra ocupa La vitrineam, entre 3 e 31 de outubro.

De novo em Itália, o filme “Joana Vasconcelos: Time Machine”, sobre a exposição da artista plástica na Manchester Art Gallery, no Reino Unido, é exibido no San Carlo Theatre and Augusteo Theatre no âmbito do Artecinema – 19º Festival Internazionale di Film sull’Arte Contemporanea, em Nápoles, agendado de 16 a 19 de outubro.

Tome nota das datas e inclua as exposições no roteiro da suas próximas viagens. •

+ Joana Vasconcelos

 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.