É hora de D’Bandada!

NOS em D’Bandada enche a Baixa do Porto com o melhor da música portuguesa. Eis a frase que resume o D’Bandada 2014.

A D’Bandada ajustou o nome à nova marca (NOS) e estreia-se a 13 de setembro, próximo sábado, invadindo as ruas da Baixa do Porto, prometendo um “S. João da Música” maior e mais ritmado, agora nas “duas margens” da Avenida dos Aliados. Com as ruas da baixa a serem já pequenas para acolher o público que, nos últimos anos, fez questão de marcar presença no evento, a edição deste ano do NOS em D’Bandada estende-se a novos espaços e mais ruas da cidade Invicta.

A construção deste evento musical, que conta até ao momento com 19 espaços e mais de 60 artistas/bandas confirmadas, tem algumas novidades, este ano, que merecem o nosso destaque: o alargamento da área geográfica, que atravessa a Avenida dos Aliados e leva a festa às zonas de Passos Manuel e Praça dos Poveiros; os novos programadores e curadores – Plano B, Filho Único, D. Piedade (Fados) – os convidados este ano de Henrique Amaro, que, enquanto diretor artístico NOS Discos supervisiona toda a programação; o programa em evolução de ano para ano e que nesta edição conta com um concerto de Miguel Araújo no elétrico que faz o percurso Carmo – Batalha, e com um espetáculo de Manuela Azevedo com a Orquestra Jazz de Matosinhos; e ainda com a participação de convidados especiais, como Rita Redshoes e Ricardo Ribeiro.

O conceito base mantém-se. No que diz respeito à música, o programa é constituído pelas bandas editadas ou a editar pela NOS Discos e pelos seus convidados. Depois – e sempre sob a batuta de Henrique Amaro (diretor artístico da editora e responsável pela programação) – um conjunto muito seletivo de curadores fazem as suas apostas e assumem a responsabilidade de alguns dos nomes do cartaz. No resto, é a fórmula do sucesso que se mantém: espetáculos de diferentes formatos em locais mais óbvios e outros mais inesperados… tudo com entrada livre. Não tem desculpa para não ir.

Que música pode ouvir? Os nomes já confirmados são: Ana Cláudia; Baba Mongol; Backwater And The Screaming Fantasy; Best of 22ª Curtas Vila do Conde; Blacksea Não Maya; Bruno Pernadas; Cabra Cega; Capicua; Cavalheiro; Celeste-Mariposa; Charanga; Claiana; Coro da Casa Música; Cows On Trees; Curtinhas Vila do Conde; D’Alva, Dealema; Dear Telephone; Dj Kitten; Dj Maboku & Dj Lilocox; Dj Marfox; Dj Pedro Tenreiro; Duquesa; Ekco Deck; Ermo; Fachada; Francis Dale; Gala Drop; Ghuna X; HHY & The Macumbas; Hitchpop; Holy Nothing; J-K; Lasers; MAP; Mind Da Gap; Miguel Araújo; Niagara; Nice Weather For Ducks; Nitronious; Norberto Lobo; Old Jerusalem; Orquestra Jazz de Matosinhos com Manuela Azevedo; Orquestra Barroca da Casa da Música; Pulso; PZ; Quelle Dead Gazelle; Quinteto de Metais da Orquestra Sinfónica na Casa da Música; Real Combo Lisbonense; Ricardo Ribeiro; Rita Campos Costa; Rita Carmo; Rita Redshoes; Sampladélicos; Solar Corona; Spark; Stray; Surveillance; Tar Feather; Throes & The Shine; Time for T; Walter Benjamin; White Haus; You Can’t Win, Charlie Brown.

Onde pode ouvir? Eis o locais por onde a música vai andar à solta no Porto: Armazém do Chá; Ateneu Comercial do Porto; Café Au Lait; Casa do Livro; Coreto da Cordoaria; Edifício AXA; Elétrico; Era Uma Vez Em Paris; Estúdio Sá da Bandeira; Maus Hábitos; Passeio das Virtudes; Passos Manuel; Páteo Interior da Reitoria; Plano B; Praça dos Leões; Praça dos Poveiros; Rádio; Rua Cândido dos Reis; Varandim da Torre dos Clérigos.

E porque queremos sempre a informação facilitada, clique aqui para ir direto ao programa com horários e locais (com mapa). Rume ao Porto e viva a música em D’Bandada. •

+ NOS em D’Bandada