Cinema, fotografia e música. Eis as três vertentes do ciclo El Rey, que iniciou no passado dia 26 de setembro, na Casa da América Latina, em Lisboa.
Começamos com a estória de dois músicos austríacos, Stefan Lechner e Adi Herzer, que largaram a rotina e decidiram embarcar numa viagem pela América Latina num autocarro escolar. Durante um ano, período de tempo em que durou esta aventura, a música foi o instrumento utilizado para comunicar e explorar a cultura dos países latinos do continente do outro lado do Atlântico. Assim nasce o documentário “El Rey” com exibição marcada para o dia 24 de outubro (entrada livre), às 19 horas, na Casa da América Latina (CAL) e distinguido na categoria de Melhor Documentário no festival TWIFF, de 2012, em São Francisco (E.U.A.), bem como com o prémio de Melhor Filme Musical, no festival Tiburon, de 2013, na Califórnia (E.U.A.) e selecionado para o BLIFF (Boston, EUA, 2012), o IN-EDIT (Berlim, Alemanha, 2012), o ICARO (Guatemala, 2012), o FEST (Espinho, Portugal, 2013) e o Mittelamerikanisches Filmfestival (Viena, Áustria, 2013).
No seguimento do ciclo El Rey, acontece a exposição composta por registos fotográficos do roteiro protagonizado por Stefan Lechner e Adi Herzer, a inaugurar a 26 de setembro, às 18.30 horas na CAL, com visitas guiadas agendadas para 22 de outubro, às 12 e às 17.30 horas, mediante inscrição para dlopes@casamericalatina.pt ou através do 213 947 356. Sendo a música o fio condutor deste périplo pela América Latina, Stefan Lechner e a sua banda enchem a CAL de boas sonoridades a 31 de outubro, às 22 horas, com entrada livre. •
(Artigo atualizado hoje, dia 20 de outubro, às 17.30 horas)
+ Casa da América Latina