“O grande Kilapy” / Exibição na Gulbenkian

O Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa é, na noite da próxima segunda-feira, dia 13 de outubro, sala de cinema, com a exibição do filme “O grande Kilapy”, de Zézé Gamboa.

Inspirada em factos, a longa metragem do realizador angolano Zézé Gamboa conta a história de João Fraga, “um ‘bom malandro’ angolano que se torna uma figura incómoda e subversiva para o Estado português” desde o momento em que vem estudar engenharia no Instituto Superior Técnico para Lisboa e jogar basquetebol no Sporting de Portugal. Porém, os estudos depressa ficam à margem, passando a ligação com a filha de um ministro de Salazar para primeiro plano, motivo para a polícia política (PIDE) o manter sob vigilância.

Eis história de uma época recente, passada entre 1965 e 1974, onde o glamour dos anos ’1960 reparte-se entre a irreverência dos jovens e um regime em declínio, protagonizada por Lázaro Ramos (João Fraga), Patrícia Bull, João Lagarto, José Pedro Gomes, São José Correia, entre outros.

A apresentação nacional do filme acontece dia 13 de outubro, às 21.30 horas, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no âmbito do Programa Gulbenkian Próximo Futuro. O valor do bilhete é de 3 euros (por pessoa). Aos interessados, informamos que o podem adquirir aqui .

Por agora, fica o trailer, com “Lisboa à noite” pela voz de Teresa, canção do álbum Jet Society, dos Thievery Corporation. •

+ Programa Próximo Futuro

 (notícia atualizada às 20 horas do dia 7 de outubro de 2014)