Os vinhos do Brasil / “Mais uma taça?”

Já não é novidade que o Brasil ganha cada vez mais importância com sua produção de vinhos e começa a seduzir o mercado internacional. Para se ter uma noção, no mês passado três vinhos brasileiros ficaram entre os Top 100 do mundo e as exportações no primeiro semestre desse ano cresceram 250%.

Visita da Casa Valduga, Vale dos Vinhedos

Então, está mais do que na hora de mostrar ao mundo que não são apenas os países vizinhos, Argentina e Chile, que produzem bons vinhos sul-americanos. Assim, surgiu a ideia para a realização do documentário “Mais uma taça?” que irá acompanhar um pouco a trajetória da bebida: desde seu surgimento até as expectativas que giram em torno dela, e de apresentar, claro, os produtores locais. E para não incomodar as uvas, a maioria dos percursos nas vinhas serão feitos de bicicleta.
Jules Gaubert-Turpin é de Bordeaux, França, Andréa Postiga é de Porto Alegre, Brasil. Sobre o Brasil, ele é curioso e ela é orgulhosa, e eles são apaixonados pelo mundo da gastronomia e do vinho. Juntos, eles estão trabalhando para produzir o primeiro documentário sobre a história e o surgimento dos vinhos brasileiros.

Entrevista a Isadora Hermann Potter, da Vinícola Guatambu, região da Campanha

Depois de bastante visita no estádio responsável da maior parte da produção brasileira (Rio Grande Do Sul, no sul do país) o projeto está atualmente mudando para Santa Catarina, antes de visitar São Paulo e de acabar no nordeste, onde tem projetos de vinhas bem interessantes.

Esse projeto é totalmente independente. Por isso, a gente fez um “kickante” que permite as pessoa de apoiar o documentário a partir de 30 reais (€10) ou mais pelas empresas. Não somente de forma financeira, as pessoas nos ajudam muito desde o inicio com alojamento, conselhos ou transporte!

“Esse projeto é mais que um documentário: é um viagem, um encontro com os atores. A gente sempre tenta de passar muito tempo com os produtores e de ficar alguns dias em cada cidades para bem entender a vida das vinícolas.” Jules Gaubert-Turpin

Facebook
Twitter
Instagram
Vídeo do projeto
Apoiar o projeto

+ Foto de entrada: Levante do sol na cave Geisse, Pinto Bandeira, às 5h30 da manhã