Para as sonoridades Ricardo Dias Ensemble, 2015 começa com um concerto em casa, no palco do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra.
Com as suas raízes na Canção de Coimbra, este quinteto com quem conversámos aqui e viajámos no seu álbum aqui, anuncia um concerto no próximo dia 16 de janeiro, pelas 21h30, no TAGV. Neste concerto, este Ensemble faz-se-á acompanhar de convidados especiais (se quiser saber quem são o melhor é ir, pois não vamos desvendar) que prometem tornar esta apresentação do álbum de estreia, na cidade berço deste projeto, ainda mais única.
O álbum de estreia deste Ensemble – “Coimbra” – é um consistente alinhamento de 12 músicas, novas viagens por clássicos que são trabalhados com nunca tinham sido, com a mestria de quem sabe o que faz e gosta, muito, do que faz. Estamos a falar de Ricardo J. Dias – (acordeão e piano / diretor musical de Cristina Branco e produtor de vários cd’s distinguidos com o prémio José Afonso), Ricardo Dias (guitarra de Coimbra / renovador das suas sonoridades), Bernardo Moreira (contrabaixo / referência no Jazz europeu traz ao Ensemble a sua experiência nos mais diversos projetos), Ni Ferreirinha (viola / papel preponderante no desenvolvimento do Fado – Canção de Coimbra) e José Vilhena (voz / timbre reconhecido que dá corpo a alguns dos mais belos fados de Coimbra). Para quem tenha, ou possa ter, “Saudades de Coimbra” e de ouvir um “Sede e Morte“, do imenso Carlos Paredes, saiba que este Ensemble diz “Tenho barcos, Tenho Remos” sem deixar os “Verdes Anos/ Canto do Amanhecer” e os “Olhos Claros” numa “Balada de Outono”, pois trazem na “Dança” nova música portuguesa, renovada, revivida de “Homem só, Meu irmão” e embalam-nos tão bem com a inesquecível “Canção de Embalar“, sendo uma “Inquietação” até chegar o obrigatório “Ré Menor” num álbum que traz Coimbra na alma e nos dizem que “E Alegre Se Fez Triste” de forma superlativa.
Um trabalho do qual já ouviu, certamente, o álbum editado e que vai ter de descobrir ao vivo, em Coimbra. Bons sons, em concerto. A ir! •
+ Ricardo Dias Ensemble
© Vídeo: Ricardo Dias Ensemble, “E Alegre Se Fez Triste”.
© Imagem de capa: Henrique Patrício.