“The Pit: Dois Abismos – um poço fitando o céu” é o nome da mostra do conhecido desenhador Alexandre Conefrey patente, a partir de amanhã, dia 16 de janeiro, no Museu da Eletricidade, em Lisboa.
A técnica da gravura acolhe, com minúcia e mestria, a aguarela e o guache de Alexandre Conefrey que se prepara para apresentar ao público “The Pit: Dois Abismos – um poço fitando o céu”. A exposição, cujo título remete para a citação “Nós nunca nos realizamos. Somos dois abismos – um poço fitando o céu”, do “Livro do desassossego”, de Bernardo Soares, um dos heterónimo de Fernando Pessoa, exprime o confronto do artista com o universo que o rodeia e, em simultâneo, com o mundo interior e espiritual.
Sobre o percurso de Alexandre Conefrey (Lisboa, 1961) destacamos o curso de desenho no Ar.Co, em Lisboa, entre 1993 e 1995, a bolsa do Royal College of Art, em Londres, e as várias exposições individuais, como “Mockingbird”, em 2014, na Casa Museu Nogueira da Silva, Galeria do Jardim, em Braga; “Plus”, em 2013, na Galeria Miguel Nabinho, em Lisboa; “To cut a long story short”, em 2012, na Giefarte, em Lisboa; “Hide and Seek”, em 2004, na Galeria Pedro Cera, em Lisboa; bem como na Andrew Mummery Gallery, em Londres, Reino Unido, em 2000; na Fundação Calouste Gulbenkian de Paris, em 1999; ou a Galeria Alda Cortez, em Lisboa, em 1996. Das exposições coletivas salientamos “Animalia e natureza”, em 2014, na Coleção do Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa; “Abecedário – 40 Anos do Ar.Co”, em 2013, no MNAC – Museu do Chiado, em Lisboa; “Traços, pontos e linhas_desenhos da Coleção António Cachola”, em 2012, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas; e “O fio condutor: Desenhos da coleção do CAM”, em 2010, no Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, entre outras.
“The Pit: Dois Abismos – um poço fitando o céu”, exposição comissariada por João Pinharanda, aguarda pela sua visita de 16 de janeiro a 5 de abril 2015, no Museu da Eletricidade, de terça a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada é livre. •
+ Museu da Eletricidade
© Legenda da imagem de entrada: Sem título (2014) / Verniz mole, verniz duro e monotipia s/ papel Somerset Radiant White, 300 gr. / 39 x 27,8 cm
Para partilhar com os amigos