O design na língua portuguesa em Lisboa e Paredes

Como se pronuncia design em português? A pergunta dá o mote para intitular a exposição plural que abre, hoje, as portas no MUDE – Museu do Design e da Moda, em Lisboa, e amanhã, dia 30 de janeiro, na Aldeia Agrícola, em Paredes, e reúne mais de 150 peças de 76 autores portugueses de diferentes gerações, no âmbito do projeto Art on Chairs 2014.

O banco Santiago, da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira, é uma das peças que traduz o design na língua de Camões

O período compreendido entre 1980 e 2014 compõe o registo de peças assinadas por autores nacionais, as quais fazem parte da dupla exposição que acontece na cidade das sete colinas e na capital do móvel do país. Segundo o comunicado, o objetivo desta mostra consiste em “(…) procurar compreender como é que as circunstâncias geográficas de Portugal, a herança histórica, a cultura, as tradições e a consciência coletiva influenciam ou se refletem na obra de cada autor, avaliando da existência de características comuns que possam configurar uma identidade do design português”. Estão, portanto, latentes os conceitos de pertença, de identidade e de lugar nesta mostra, que incita a pensar e questionar sobre o design português feito em Portugal.

Trecho da parede escultural “Eden”, de David Marques para a Vista Alegre, outro bom exemplo do design em português

Sobre a exposição no MUDE, que apresenta diferentes épocas e linguagens, é dado o devido ênfase aos setores de produção de grande importância no país, como a cortiça, a faiança e a porcelana, o vidro e o cristal, e a madeira. Assim, estão definidos três núcleos temáticos: I – O predomínio da forma sobre o ornamento ou a procura pela estrutura das coisas; II – Inteligência prática e sensibilidade pela matéria, a excelência da manufatura e das artes aplicadas; III – Entre o popular e o erudito, variações sobre o tema da tradição. A curadoria está nas mãos de Bárbara Coutinho, diretora do Museu do Design e da Moda, o design expositivo pertence a Mariano Piçarra e o design gráfico é da responsabilidade da TVM Design / Luís Moreira.

Realizada no âmbito do projeto Art on Chairs 2014, e em resultado da parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a de Paredes, a exposição inaugura hoje, dia 29 de janeiro, no piso 2 do MUDE – Museu do Design e da Moda, onde permanece até 31 de maio. O ato solene acontece depois da visita inaugural à exposição “Desfrutar o Tejo”, um projeto de requalificação urbana do Cais do Sodré.

Por sua vez, em Paredes, a inauguração da exposição “Como se pronuncia design em português?”, que termina a 17 de maio, está marcada para amanhã, dia 30 de janeiro, às 18 horas, na nova Aldeia Agrícola, a incubadora destinada ao design de mobiliário da capital do móvel. No alinhamento do programa constam ainda as visitas às exposições “Duets”, “Experiência de Ser”, “Experiência de Viver” e “Cadeira Parade”.

A ir. •

+ MUDE – Museu do Design e da Moda
+ Projeto On Chair
© Fotografia: Mo • Ow / Mob N1 em vermelho

Para partilhar com os amigos